Nascido 23 outubro de 1984 na ilha de Las Palmas na Espanha, é certificado com a licença UEFA PRO e começou sua trajetória no futebol na Unión Deportiva, clube de sua cidade natal, onde por 7 temporadas foi treinador das categorias de base, passando do infantil ao juvenil. Teve uma breve passagem pelos Grécia, onde acompanhou o técnico Manolo Jiménez (atual técnico do Las Palmas) em seu trabalho no AEK de Atenas, com a crise econômica grega, migrou em seguida para Panathinaikos da mesma cidade, onde ficou até retornar à Espanha para novamente trabalhar no Las Palmas. Um ano depois, Ramírez que já era licenciado em “Actividad Física y el Deporte”, migrou para Vitoria no norte da Espanha para seguir seus estudos, lá concluiu o doutorado em “Ciencias de la Actividad Física”, durante esse período, por três meses foi o treinador dos aspirantes nas categorias de base do Deportivo Aláves.
Em 2011 o jovem treinador conheceu a Academia de Aspirantes do Qatar e ficou impressionado com o que viu, tanto em relação a estrutura, quanto o projeto “Copa do Mundo 2022”, a intensão dos catarianos era desenvolver suas categorias de base para que em 2022 o país anfitrião pudesse fazer bonito no mundial de 2022. Fascinado pelo desafio, Ramírez no ano seguinte desembarcou em Doha, onde ficou por seis temporadas, lá desempenhou diversos cargos, entre eles o de assistente da seleção Nacional do Qatar Sub-19 e técnico nacional das categorias Sub-14 e Sub-17 do programa de formação Aspire Football Learning Program.
Em junho de 2018, mesmo com propostas da Alemanha e Inglaterra, Ramírez aceitou mais um grande desafio, dessa vez na América Latina: Assumir a coordenação da base do Independiente del Valle, clube ao qual seu compatriota Ismael Rescalvo, era o treinador do time profissional. Era comum encontrar Ramírez acompanhando ou garimpando jogadores nas ruas do Equador, sua experiência nas periferias de Las Palmas, o levaram a entender a importância da várzea para a futebol e o descobrimento de talentos.
Seu intenso e ótimo trabalho nas categorias de base foi o suficiente para que em menos de um ano fosse promovido ao cargo de treinador da equipe principal, após Ismael deixar o clube para treinar o Emelec. A ascensão o levou não só ao tão sonhado cargo de treinador profissional, como a conquista da Copa Sul-americana do mesmo ano com a equipe equatoriana, eliminando equipes como o Unión de Santa Fe e Independente da Argentina, Universidad Católica do Chile, Corinthians e na final o Colón, outro argentino.
O sucesso de Ramírez chamou a atenção de outras equipes do continente, entre elas o Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG, mas foi o colorado de Porto Alegre que venceu a disputa pelo técnico espanhol.
Professor de formação e pela ampla experiência no futebol de base por onde passou, Ramírez é conhecido por sua facilidade pedagógica em transmitir o conceito de jogo. Adepto ao 4-3-3, tem como característica foco no posicionamento, com a geração ou ocupação de espaços e orientação ofensiva, para isso, costuma treinar para que suas equipes tenham o controle da bola, desde o goleiro até seus meio campistas e três atacantes que pressionam a saída de bola adversária. Já em momentos de pressão, costuma variar para o esquema 3-4-3, com um volante centralizado entre os zagueiros e abertura das linhas com os laterais e meias e compactação dos atacantes.
Vale lembrar também que o ótimo trabalho de Ramírez nas categorias de base do Independente del Valle, gerou frutos importantes para o clube, como a conquista da edição de 2020 da Copa Libertadores Sub-20, sobre o River Plate da Argentina, numa campanha em que também eliminaram Flamengo, Libertad e o Colo-Colo.
A grande experiência do treinador em categorias de base e seu estilo de jogo, devem facilitar seu trabalho no Inter, por estar de acordo com a ideia e planejamento da atual direção, que é de valorizar a base e tornar o colorado um time de mais proposição de jogo e menos reativo.
Segundo o treinador “Por el fútbol he perdido el pelo” e “No paro y hay días que me faltan horas“, mas não por questões de preocupação, mas sim pelo tanto que se ocupa do futebol que além de sua profissão é sua paixão.
Seja muito bem vindo Miguel Ángel Ramírez Medina e que possa levar novamente o colorado das glórias como orgulho do Brasil e do mundo.
Olá Fabiano.
Lembro de que em 2019, após a conquista da Copa Sulamericana, o nome de Miguel Angel tornou-se muito bem comentado, graças a isso que tu comentastes. Estou bem confiante por ele, pois sabe utilizar a base, que trouxe grandes frutos ao Inter.
Todo sucesso ao Miguel Angel.
Vamos Inter!!
Oi Fabiano
Mas que belo currículo tem o Sr. Ramirez. Um trabalhador do futebol, estudioso, apaixonado pelo jogo, que encara desafios, trabalhos na Espanha, Grécia, Qatar, Equador e agora Brasil.
Muita preparação teórica, ídem experiências trabalhando com categorias de base. Modernos conceitos da prática do futebol. Que haja uma química perfeito entre Ramirez e todo universo colorado.
Toda sorte do mundo a esse espanhol batalhador, jovem ainda, 36 anos, e também a nós colorados que ansiamos tanto por um futebol bem praticado e vitorioso!
Minha expectativa é muito positiva!
Abraço!
Boa tarde Celio!! Que ele possa com a confiança da torcida e direção apresentar toda sua competência e nos levar as glórias que a tanto estamos afastados. Merece um voto de confiança por todo respeito que mostrou ao clube até o momento, do aguardo pela contratação, ao posicionamento quanto ao tamanho do clube e pela humildade em se deslocar até Pelotas para assistir os guris, poucos treinadores do Brasil fariam isso. Então de cara ao menos merece um voto de confiança e o mesmo respeito.
Vamos torcer!!
Abraço!