Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir muito tarde nesta quarta-feira por volta de 23h12min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 06h10min nesta quinta-feira de tempo chuvoso (temperatura por volta de 28 graus Celsius) para ver ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e perigosa equipe do Juventude no estádio Gigante da Beira-Rio, pela primeira partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024. A expectativa era, evidentemente somente uma, ou seja, vencer por qualquer escore para conseguir jogar a partida de volta por um empate (ou até mesmo outra vitória) e consequentemente se classificar para a próxima fase da competição! 🙏 🙏 🙏
A partida começa de uma forma lenta, apesar do frio (temperatura ambiente de 8 graus Celsius) predominante na nossa querida Porto Alegre. 😉 Aos 6 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique é derrubado na frente da área deles e dois minutos depois o atacante Colorado Enner Valencia cobra a falta chutando a bola na barreira adversária e ela acaba saindo pela linha de fundo com escanteio a nosso favor. Aos 10 minutos, num lance de contra-ataque, o lateral João Lucas recebe a bola no lado direito de ataque e cruza rasteiro na área Colorada onde o atacante Erick desperdiça uma ótima oportunidade ao chutar muito mal uma bola que passa à direita da nossa meta e sai pela linha de fundo. Aos 17 minutos o atacante Colorado Wanderson entra na área adversária pelo lado esquerdo de ataque passando por três jogadores adversários e chuta rasteiro de pé direito, mas a bola é interceptada pelo zagueiro Rodrigo Sam e sai pela linha de fundo com mais um escanteio a nosso favor. Aos 18 minutos o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique, na intermediária de ataque, chuta forte de pé direito obrigando o goleiro Gabriel a fazer uma boa defesa espalmando pela linha de fundo com escanteio a nosso favor. Aos 21 minutos, o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique, mais uma vez na frente da área adversária, chuta forte de pé direito, mas desta vez a bola passa muito por cima da goleira deles e sai pela linha de fundo. Aos 29 minutos o atacante Colorado Wesley é derrubado na frente da área deles e no minuto seguinte o meio-de-campo Colorado Alan Patrick cobra a falta chutando na barreira adversária sendo que na sequência a bola fica com o goleiro Gabriel. Aos 35 minutos, o lateral-direito Colorado Fabrício Bustos erra o passe nas proximidades da área Colorada e a bola fica com o meio-de-campo Jean Carlos que rápidamente faz o passe para o atacante Erick já dentro da área Colorada pelo lado esquerdo onde este cruza rasteiro na pequena área para o centroavante Gilberto, completamente livre, tocar a bola para o fundo da rede da nossa goleira e abrir o marcador no estádio Gigante da Beira-Rio.. 🙁 Aos 38 minutos o atacante Colorado Enner Valencia recebe a bola dentro da área deles pelo lado direito de ataque e mesmo sem muito espaço chuta forte de pé direito obrigando o goleiro Gabriel a fazer uma defesa parcial espalmando a bola para o lado oposto do campo. Final de primeiro tempo e uma derrota parcial de 0 x 1 merecida pela nossa constante incompetência de nã0 conseguir fazer gols em equipes recuadas apesar de uma maior posse de bola.. 🙁
O segundo tempo começa com o nosso time pressionando a equipe adversária já que estávamos atrás no placar. Aos 7 minutos o atacante Colorado Wesley, pelo lado direito de ataque, tenta cruzar na área adversária mas acaba pegando mal na bola e consequentemente quase engana o goleiro Gabriel que é obrigado a espalmar pela linha de fundo com escanteio a nosso favor. Aos 10 minutos o lateral-direito João Lucas recebe o passe no lado direito de ataque e chuta forte de pé direito obrigando o goleiro Colorado Anthoni a fazer a defesa em dois tempos. Aos 12 minutos o centroavante Gilberto recebe o passe na direita de ataque e cruza na área Colorada onde a bola bate na mão direita do zagueiro Colorado Vitão sendo que o árbitro Flávio Rodrigues de Souza marca o pênalti sem nenhuma hesitação.. 🙁 Aos 14 minutos o centroavante Gilberto cobra a penalidade máxima e milagrosamente o goleiro Colorado Anthoni defende com firmeza! 🙂 Aos 15 minutos o centroavante Gilberto recebe o passe em profundidade, entra na área Colorada, dribla o goleiro Colorado Anthoni, engana o zagueiro Colorado Vitão e desperdiça uma outra ótima oportunidade ao chutar de pé direito pela linha de fundo. Aos 23 minutos, num lance de contra-ataque, o meio-de-campo Jean Carlos recebe a bola na área Colorada e chuta rasteiro de pé esquerdo para a boa defesa do goleiro Colorado Anthoni. Aos 28 minutos o meio-de-campo Colorado Alan Patrick, na frente da área adversária, faz um belo passe para o atacante Colorado Enner Valencia que, completamente livre dentro da área, chuta de pé direito para empatar a partida! 🙂 Aos 35 minutos o lateral-direito Colorado Fabrício Bustos, na direita de ataque, cruza rasteiro na área adversária onde o meio-de-campo Colorado Bruno Henrique chuta muito mal de pé direito pela linha de fundo. Aos 38 minutos o atacante Gabriel Taliari recebe o lançamento em profundidade na frente da nossa área, gira e de pé direito chuta uma bola que passa perigosamente perto da trave direita da nossa meta e sai pela linha de fundo. Aos 44 minutos o lateral-direito Ewerthon recebe a bola pelo lado direito de ataque, “corta” para o meio e de pé esquerdo chuta uma bola que passa perigosamente perto por cima da nossa goleira e sai pela linha de fundo. Aos 48 minutos, num lance de contra-ataque, o atacante Gabriel Taliari recebe o passe na esquerda de ataque, vai até a linha de fundo e cruza para o meio da área Colorada onde o meio-de-campo Luís Oyama chuta de primeira de pé esquerdo para marcar o segundo gol da equipe visitante.. 🙁 Final de partida e mais uma derrota de 1 x 2 em casa onde repetimos basicamente os mesmos erros de domingo passado quando perdemos para a tradicional e perigosa equipe do Vasco da Gama.. 🙁
Segue abaixo a minha análise, sempre criteriosa, sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta segunda derrota consecutiva por 1 x 2 na nossa volta pra casa, ou seja, em pleno estádio Gigante da Beira-Rio 🙁 🙁 :
- Anthoni: não teve culpa nos dois gols sofridos e ainda fez defesas importantíssimas, incluíndo uma cobrança de penalidade máxima (nota 8)
- Fabrício Bustos: foi o principal responsável pelo primeiro gol sofrido já que o lance que resultou no gol deles foi criado a partir de um passe errado que deu nas proximidades da nossa área.. 🙁 (nota 2)
- Vitão: cometeu um pênalti infantilmente e mesmo que indiretamente, falhou na marcação durante os dois gols sofridos já que ambos os gols foram feitos de dentro da área Colorada.. 🙁 (nota 2)
- Gabriel Mercado: o mesmo se aplica a ele, ou seja, também falhou indiretamente na marcação durante os dois gols sofridos já que ambos os gols foram feitos de dentro da área Colorada.. 🙁 (nota 3)
- Robert Renan: atuação regular no setor defensivo e discreta no apoio (nota 5)
- Fernando: falhou na marcação durante o segundo gol sofrido já que deixou o meio-de-campo Luís Oyama à vontade para entrar na área Colorada e marcar o gol que decretou a nossa derrota.. 🙁 (nota 2)
- Bruno Henrique: se movimentou bastante por todas as partes do meio-de-campo Colorado e ainda chutou várias vezes ao gol adversário (nota 6)
- Alan Patrick: se movimentou razoávelmente bem e teve participação extremamente decisiva no gol Colorado! 😉 (nota 7)
- Wesley: foi bastante esforçado, mas infelizmente não conseguiu produzir nenhuma jogada interessante no ataque Colorado (nota 4)
- Enner Valencia: mesmo bem marcado durante a maior parte do tempo conseguiu achar um espaço dentro da área deles para marcar o único gol Colorado na partida! (nota 8)
- Wanderson: foi o melhor jogador Colorado no primeiro tempo sempre jogando “verticalmente” em direção ao gol adversário, mas cansou no segundo tempo (nota 6)
- Lucas Alario: entrou no lugar do atacante Colorado Wanderson aos 25 minutos da segunda etapa para tentar aumentar o “poder de fogo” do ataque Colorado, mas esteve muito apagado em campo.. (nota 4)
- Bruno Gomes: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Bruno Henrique aos 37 minutos da segunda etapa para dar mais mobilidade ao meio-de-campo Colorado, mas teve somente uma atuação discreta (nota 5)
- Gustavo Prado: entrou no lugar do atacante Colorado Wesley aos 37 minutos da segunda etapa para tentar melhorar a ligação entre o meio-de-campo e ataque Colorado, mas não teve muito êxito (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 4,79
Pois é meus(minhas) amigo(a)s Colorado(a)s de fé: com esta segunda derrota consecutiva de 1 x 2 no estádio Gigante da Beira-Rio acabou-se o “segundo reinado” do Técnico Colorado Eduardo Coudet. Nesta segunda passagem ele comandou o nosso time em 62 partidas tendo obtido 30 vitórias Coloradas, 15 empates e 17 derrotas onde marcamos 85 gols (média de 1,37 gols por partida) e sofremos 58 gols (média de 0,94 gols por partida), um aproveitamento de apenas 56,5 %.. 🙁 🙁 🙁
Agora temos que novamente”lamber as nossas feridas”o mais rápido possível e começar a se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente para enfrentar mais uma vez a tradicional e perigosa equipe do Juventude no estádio Alfredo Jaconi na bela cidade de Caxias do Sul, no próximo sábado à tarde pela segunda partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil 2024. 🙏🙏🙏
Até o fim-de-semana,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão