Penso que o clube INTERNACIONAL, como um todo, está pronto para enfrentar as dificuldades de uma Libertadores. Como Campeões em 2006, Campeões Mundiais FIFA 2006 e, também, como Campeões da Sulamericana 2008, adquirimos experiência, assim como respeito na comunidade futebolística sulamericana e mundial.
Mas poder enfrentar dificuldades, assim como, apenas, participar destas competições é o suficiente?
Na minha opinião, um time que tem como objetivo ser Campeão de uma Libertadores precisa ter a experiência e o respeito, acima descritos, mas precisa ter, também, 5 pontos:
a) Um grupo forte, com 24 jogadores capazes de ocupar a posição de titular;
b) Jogadores experientes para dividir com o grupo a visão de competitividade, o espírito de vencedor, trazendo para si a responsabilidade;
c) Craques, jogadores diferenciados, para que os adversários não tenham apenas a preocupação com a atuação coletiva do time, mas que tenham medo de jogadas individuais que possam desequilibrar o jogo, fazer a diferença;
d) Uma Direção que conheça futebol, que tenha experiência vencedora, que esteja focada na vitória, com convicção de poder ser Campeão;
e) Uma torcida confiante, participante, sabedora das dificuldades deste Campeonato.
Começo pelo item “d”, pois tenho a convicção de que temos uma grande Diretoria e que tem dado e dará muito apoio aos nossos jogadores em 2010. Contratou um treinador com experiência em campeonatos como este, demonstrando conhecimento amplo das metas a alcançar.
O item “b” também está bastante fortalecido no INTERNACIONAL. Aqui não menciono somente a qualidade técnica, mas a experiência. Bolívar, Índio (que dizem, não ficará), Sorondo, Fabiano Eller, Kleber, Guiña, D’Ale (que também comentam que pode sair), Alecsandro e Edu, ambos com passagens pelo futebol estrangeiro. Temos, também, chegando o Mathias que, segundo Fernando Carvalho, joga muito, fala bem o espanhol, e sua experiência no futebol mexicano será muito importante.
Quanto ao grupo, item “a”, penso que temos grandes condições de irmos bem na competição. No entanto, para sermos Campeões, e aqui também insiro a questão sobre jogadores diferenciados, item”c”, precisamos de mais, no mínimo, dois jogadores: um goleiro e um centroavante diferenciados. Meu time, num esquema 3x5x2, que penso ser adotado pelo Fossati, seria:
GOLEIRO
Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller
Nei, Giuliano, Mathias, Guiñazu e Kleber
D’Alessandro e CENTROAVANTE
Por último, porém, na minha opinião, o mais importante, temos que ter uma TORCIDA VENCEDORA, APAIXONADA, VIBRANTE do início ao fim. Entristeço-me muito ver diversos “torcedores” vaiarem jogadores do nosso amado INTERNACIONAL quando anunciado pelos autofalantes. Em primeiro lugar, penso que quem usa o nosso manto sagrado jamais deveria receber vaias. Existem diversas maneiras de expor nossa indignação. Temos a Ouvidoria, temos os Dirigentes e Conselheiros do Clube que devem estar mais acessíveis aos torcedores. Temos até, sempre com respeito ao ser humano, o Portão 8, onde se pode expor, ao final do jogo, a indignação.
No entanto, concluo esta coluna, querendo ler as opiniões de vocês, sobre a nossa participação nesta caminhada. Antes de pensarmos com as cabeças de outros, antes de enxergarmos com os olhos de terceiros, façamos nossas próprias análises e, acima de tudo, apoiemos, aplaudamos os nossos jogadores. Mais do que nunca, desculpem o chavão, temos que ser o 12º jogador do CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2010.
Grande Nolci,
Li com atenção ,”interpretando texto”, e penso que estás começando a se alinhar com a situação, que no meu ponto de vista está mais voltada para a área financeira (aliás teu forte) do que para o futebol. Quando perdemos a copa sub-20 para o Cruzeiro, lá no Zequina em janeiro/09, tive oportunidade de dizer para o Pífero, Chumbinho, Tite & Cia. Ltda. que não chegariamos a nada com Lauro no gol (nem imaginava que fossem vender o Nilmar). Rirarm de mim; o Chumbinho (meu amigo) chegou a ironizar se eu queria ser treinador de goleiros. Resultado da minha previsão: Bingooooooooooooooooooooooooo.
São estas as questões que devem ser discutidas com mais intensidade (sem medo) por quem tem voz no Conselho, para que consigamos voltar a conquistar o mundo do qual tu fostes parte importante.
Parabéns pela exposisão, mas pé-no-chão.
Com carinho e até a hora de poder abraçá-lo pessoalmente.
Longhi
prezado nolci
parabens p texto e o blog, maravilhosos.
espero por muitos titulos, é claro mas tambem ainda receber
reforço pesado, um fernandão seria bom demais e tambem
outro goleiro.
e concordo demais,,,, que não se deve vaiar atleta nosso , e
principalmente durante a partida. eu não consigo ,,,, nem admito.
abraço colorado.
soninha
Prezado amigo Nolci:
Concordo contigo quanto aos reforços (goleiro e centroavante). Quanto ao Lauro, é um bom goleiro mas é um desastre na bola aérea apesar de seu 1,93m de altura. Acho até que o Clemer pode ajudá-lo nesse quesito uma vez que ele era excelente na bola aérea, raramente tomamos gols de cabeça com o Clemer no gol!!! Mas ainda assim, insistiria em um outro goleiro. Quanto ao centroavante, Alecsandro é bom mas não é o centroavante dos nossos sonhos. Já pensaste se o Inter tivesse sido mais ousado e mantido o Nilmar até o fim do ano???!!! Sem dúvida nenhuma teríamos sido campeões brasileiros pois temos atualmente o melhor time do país e o melhor plantel também. Para se ganhar uma Libertadores é necessário um pouco de ousadia o que no nosso caso nem seria tanta assim pelos recursos financeiros que possuímos atualmente. nenhum time no Brasil atualmente está tão sadio, sólido e pujante financeiramente como nós, talvez nas Américas!!!! Fred, Nilmar, Ricardo Oliveira, Rafael Sóbis e o nosso inesquecível Fernandão, qualquer um deles me serviria muito bem para ser o camisa 9 da Libertadores e de Abu Dhabi em dezembro. Temos que ousar se quisermos ganhar a América e o Mundo novamente em 2010!!!!!!!!
Quanto aos corneteiros de plantão que só sabem vaiar jogadores, também concordo contigo. Vou há mais de 30 anos no estádio e NUNCA vaiei nenhum jogador por melhor ou pior que fosse. Me lembro em 2004/2005 a torcida vaiando copiosamente Rafael Sóbis, ele estava mal posicionado em campo, quando o Muricy acertou o posicionamento em campo mais centralizado, os resultados disso nós lembramos muito bem quais foram???!!!! Era muito divertido ver os mesmos corneteiros ovacionando ele na final da Libertadores!!!!!! Sou torcedor de fé, jamais me envolvi em nenhuma briga nem confusão por causa de jogo, afinal de contas a vida segue no dia seguinte ao jogo. Esses que vaiam indistintamente os jogadores e provocam badernas não são torcedores, são bandidos que usam o futebol para cometerem os seus crimes contra cidadãos honestos e decentes como eu e você meu prezado amigo Nolci.
Feliz 2010, rumo ao Bi mundial da FIFA
Nolci, concordo em quase tudo contigo. Penso que para disputarmos o título da Libertadores, precisamos de um grande zagueiro, aquele que tem a grande área como sua casa,como era o Figueroa e o Gamarra. Além disso, precisamos urgentemente de um centroavante matadior e, para arrematar, o retrorno de Fernandão, nosso eterno capitão.
Parabens pelo blog que está excelente.
Um abraço colorado
Maria da Glória Lopes
Teus comentários estão bons, só não concordo com alguns pontos sobre jogadores.
O Sorondo, todo este tempo que está no Inter, jogou umas 3 partidas bem. Nas últimas, tomamos gols por cima como nunca, ele é lento e perdeu o tempo da bola.
O Eller é craque, mas esteve pesado e lento demais, espero que volte melhor da pré-temporada.
O Alecsandro, embora tenha um bom número de gols, perdeu mais do que qualquer atacante do Inter em 3 temporadas. Não é macho o suficiente para encarar uma Libertadores.
Com o salário do D´Alessandro o Inter pode trazer um jogador de ponta para o lugar dele, pois acho muito fraco e divisor de grupo.
O Índio será uma pena se sair, pois é competição para ele.
O Clemer está se aposentando, então a direção tem que ter a noção que ele foi o nosso melhor goleiro, pois era bem treinado, com a saída do treinador, o aquecimento dos goleiros, por exemplo, antes das partidas é ridículo. Portanto, o Clemer tem que assumir como treinador de goleiros, além, é claro, do amor que criou pelo clube. É um líder e isto falta no vestiário e no banco.
O resto acho que está bom, com a chegada do Mathias, vai melhorar muito, pois embora o Sandro seja um bom jogador, as vezes ele se desliga e já entregou jogadas que resultaram em gols vitais no Brasileirão, portanto que vá para a Inglaterra.
Ainda falta um bom reserva para o Kleber, mas como estão trazendo dois laterais direito, e dizem que um deles é polivalente, pode servir nas duas alas.
ACHO QUE O PIOR DE TUDO, É NÃO TERMOS CENTROAVANTE E NEM RESERVA PARA O FRACO QUE TEMOS.
P.S.: o estacionamento dos sócios continua uma inhaca em dias de chuva.
Grande abraço colorado.
Evandro Milani
Belissíma crônica, pois reamente expressou sua opinião e o desejo de muitos colorados, também sonho com outro titulo da libertadores e o retorno ao Mundial, sei que farei de tudo para acompanhar meu Inter se isto novamente acontecer, Nolci em anexo segue o video do Gol do Gabiru o qual guardo com muito carinho em meu computador e seguidamente vejo, revejo e não me canso de ver, as vezes até me sai ainda algumas lágrimas de emoção daquele que foi o grande dia, o dia que tornou o Internacional mais um na galeria dos vencedores.
Tenha um bom dia, e que possamos voltar a gritar Bi campeão
Um grande abraço do amigo colorado
Sandro Polese
Confraria TAMBORES DE YOKOHAMA
Belissíma cronica, pois reamente expressou sua opinião e o desejo de muitos colorados. Também sonho com outro titulo da Libertadores e o retorno ao Mundial. Sei que farei de tudo para acompanhar meu Inter, se isto novamente acontecer. Nolci, em anexo, segue o video do Gol do Gabiru, o qual guardo com muito carinho em meu computador e seguidamente vejo, revejo e não me canso de ver. As vezes até me sai ainda algumas lágrimas de emoção daquele que foi o grande dia, o dia que tornou o Internacional mais um na galeria dos vencedores.
Tenha um bom dia, e que possamos voltar a gritar Bi campeão
Um grande abraço do amigo colorado
Sandro Polese
Tambores de Yokohama
Estou de férias na praia, mas acompanhando o colorado e todos os passos dados por nossos gloriosos dirigentes. Primeiro concordo com sua opinião sobre o treinador, um homem experiente na Libertadores e, principalmente, gosta de trabalhar com jovens. Não podemos esquecer das nossas categorias de base, temos que mesclar jovens e veteranos. Somos um celeiro de ases. Não podemos esquecer de uma frase do nosso querido IBSEN PINHEIRO: “a diferença entre o medalhão e o junior é o seu salário, se vai dar certo ou não, só vamos saber na hora do jogo”. Quanto aos jogadores, posso dizer que Indio, D’Alessandro, podem sair, temos outros jogadores que poderão substitui-los. Mas o que esta faltando é mesmo um grande centroavante, que eu acho que será o Rafael Sobis, mas poderia ser o Ricardo Oliveira, que fez dupla com o Edu na Espanha e se entendiam muito bem. Confio que o Colorado fará uma grande campanha na Libertadoes e estaremos em Abu Dhabi no final do ano.
Um grande Abraço.
Luiz Mirapalhete (Chui)
Nolci, concordo contigo…Eu não entendo nenhuma razão para vair nossos jogadores. Isso é contra a alma colorada, na minha opinião. Podes deixar que eu sigo nosso time daqui nos EUA!
Parabéns pelo blog!
David M. “Ameriúcho” Colorado
Eu jogaria no 3-5-2:
Lauro (Fabio), Bruno Silva, Bolivar, Indio, Eller, Kleber, Guinazu, Sandro, D Ale, Thiago Humberto, Marquinhos e Ricardo Oliveira…
abraços
Grande colorado, amigo e companheiro de Japão, Nolcí!
Penso que você está certo em quase todos os pontos:
1- Acho irracional a torcida colorada vair seus jogadores, principalmente um centroavante que fez tantos gols na temporada… poderíamos nos manifestar contra “corpo mole”, vagabundagem, boleiro na farra, mas por desempenho… ele está lá porque alguém o contratou.
2- acho que temos um BOM grupo para o ano e temos sim alguns exponenciais, tais como, D’alessandro, Juliano, Guinazu…jogadores diferenciados! Craque é o Kaká e o Cristiano Ronaldo e não temos dinheiro para comprá-los.
3- acho que o grande diferencial deste ano é o COMANDO. Este grupo terá comandante (Fossati) e o Carvalho não deixará a coisa desmoronar como no ano passado!
4- acho que falta um bom goleiro (ou melhor que o Lauro, que é razoável), mas se não vier, não esquentemos a cabeça, pois o Lauro não entregará nenhum campeonato… e um matador a mais que o Alexsandro, que eu considero também bom centroavante. Se não for pra trazer Ricardo Oliveira, Fred, Kleber (Cruzeiro), eu preferia o Fernandão, pois na área é um perigo e no vestiario bota ordem na casa!
Abração e parabéns pelo blog!
DJ Rodrigo Flôres
Grande “Colorado e Amigo” de todas Nolci,
Não me conformo de ver Fernandão voando como ele terminou o brasiileiro e não poder jogar como 9 no nosso time. Ter que aguentar aquele irmão do bixinha do SP é doze pra mamute. Infelizmente nosso clube não reconhece seus ídolos e pior ainda trata muito mal. Falcão retornou da Roma e teve que encerrar carreira no SP, Dunga doou a rescisão de contrato, Iarley saiu chorando, Figueroa ficou um tempo sem poder entrar no gigante e acabou pisando na calçada da fama do Maracanã… Alias já percebeu que não se fala em calçada da fama no Beira Rio. isso é o nosso clube. Espero que qd vc for Presidente, e isso deverá ocorrer, tudo mude.
Grande abraço meooooo!!!!
em tempo: estou decepcionado com tudo que esta acontecendo.
Camisa 9 do meu INTER 100 dono enquanto Fernandão não voltar!!!!
André Bier – São Léo
Caro Nolci, além das duas posições que citaste, acho que necessitamos de um bom reserva para o Kleber. Saudações!
Quero um centroavante urgenteeeee !!! O Lauro é bom , mas precisamos tb de um reserva pro Kleber ! Bj bj Nolci.
Achei muito inteligente, bem colocado, com idéias claras e pensamentos objetivos o seu posicionar sobre o nosso amado Inter. Também concordo, e a torcida só pensa nisso, num time forte, aguerrido, que esteja em sintonia com a nossa imensa torcida. E o nosso Clube é essencialmente futebol e nessa área estamos acanhados para um grande clube como o Inter, Campeão de Tudo, não pode estar tão dentro da concha, tímido, esperando respostas de um Edu ou Alecsandro, que ainda não vieram, são apenas jogadores de grupo, não para serem titulares do nosso manto. Vendo clubes do centro do País contratando pesado, se reforçando para a Libertadores, com uma Diretoria que tem capacidade de sobra, mas, neste início de 2010 está muito tímida, a torcida, nós, esperamos mais desse Inter, dessa Diretoria. Não é possível se enfrentar um campeonato, como a Libertadores da América, sem o eixo, a coluna vertebral do nosso time, e nela, temos apenas o volante. Falta um goleiro e um centroavante, atletas experientes, que tenham conquistado títulos neste tipo de competição. E não venham dizer que é falta de recursos financeiros, pois o Inter mais vendeu do que repôs em 2009, e não repôs com a mesma qualidade do que saiu. Portanto, apesar do nosso coloradismo, sinto-me um pouco inseguro para esse início de temporada, o jogador “espetacular” ainda não veio e precisamos dessa motivação para honrar o nosso orgulho colorado. Tu, como Conselheiro, voz da torcida, tens que nos representar naquele foro mais elevado para deliberar a vida do Clube, não podemos ficar tao tímidos, um Clube Campeão de Tudo tem que ser mais ousado,desculpe-me a franqueza. Sei que apoias essa Diretoria, eu tb apóio, mas temos que tb dizer as coisas e fazê-las, para isso temos a nossa Diretoria lá, povo nosso, que elegemos com orgulho e na confiança de que conduziriam em plenitude a cores coloradas. Na última eleição para a Presidência e para o Conselho apoiamos a chapa Piffero, o nosso eterno Presidente Carvalho, continuamos com eles, mas somos dignos de uma grande contratação, digna de impacto, uma contratação espetacular. Não conheço o Mathias, tomara que seja um jogador espetacular, mas não é esse nome que a torcida esperava. Queremos um Goleiro e um Centroavante de ofício, como nos bons tempos de Flávio Bicudo, Dario, Manga, Benitez e Taraffel, nos de escol e excelência que ergueram o nosso clube às estrelas. Parabéns pelo teu artigo, obrigado por tudo.
Forte abraço, Dado
Grande Amigo Nolci,
Concordo com teu ponto de vista também pois vejo que os ítens levantados são exatamente os que tinhamos em 2006. Acho que definiste bem, inclusive a questão da falta de alguns jogadores diferenciados como um bom goleiro e centro avante. Acho que este é o caminho e é isso aí…que venha a libertadores 2010, pois experiência não nos falta. Até já falamos a lingua deles…um abraço a ti e a nossos companheiros colorados.
Amigo Nolci
No meu entender temos realmente um grupo forte, porém ainda sinto a falta de um lider em campo, acho que o nosso capitão, embora mereça todo o nosso respeito e admiração, não fala em campo, gosto daquele lider que incentiva e brigue em campo. Pelo que ouço falar poderia ser o Bolivar esse jogador.
Além disso na minha opinião precisamos de um centroavante matador.
A torcida tem que ter a mesma garra da de 2006 se tiver é meio caminho andado. E nesse item temos o dever de darmos exemplo e o Blog será uma grande ferramenta para isso.
Abraços
Paulo Ricardo
Confrainter -BG
Caro Amigo e Colorado NOLCI…
tenho q concordar contigo em todas as tuas opiniões. Penso que um goleiro (sou fã do Marcos, do Palmeiras) com uma vasta experiencia seria fundamental; um centroavante-goleador (Palermo, do Boca, só não pode deixar bater pênalti) e eu ainda tiraria o D’Alessandro, que é craque, mas ainda não disse oque veio fazer em Porto Alegre, e buscaria o TINGA!!!
É, Nolci, buscaria o TINGA para lotar o Salgado Filho.
Esse é o meu time.
Abraço meu amigo,
Nelson Trennepohl
Consul do INTERNACIONAL em Panambi.
Obs.:se o Palermo não agrada, busquem o FERNANDÃO!!!
Em muito concordo com vc , Nolci.Sobre a diretoria e principalmente o papel da torcida , integralmente.Sobre o grupo de jogadores , se vc me permitir gostaria de acrescentar , que o grupo precisa de jogadores polivalentes e para isso seria necessário um perfeito entendimento das instruções dadas e o objetivo das mesmas.Assim com o mesmo time em campo vc pode mudar até o esquema tático.Ou o fazendo apenascom uma substituição pontual.Também acho necessário jogadores jovens para darem uma dinâmica mais acentuada.Pelo menos um zagueiro precisa ser veloz.Por fim,penso que para uma mesma posição deva existir 2 jogadores com algumas características diferentes.Tendo tudo isso,o Almir ( PB ) vai poder falar: pode ficar tranquilo meu querido !!!
Penso que mesmo mostrando alguns reforços, temos um time limitado, vulnerável… Gostaria também de ter um novo controavante, alguém com um nome forte e que impuzesse respeito do adversário, até agora não vi nada!
Porém, mesmo me sentindo frágil como torcedora, jamais deixarei de apoiar, como sempre fiz. Aquela mureta em 2010 estará ainda mais cheia de pessoas com vontade de vencer e acima de tudo muito respeito ao Sport Club Internacional.