Muita coisa estará em jogo à partir das 21h50m de hoje. Além da vaga para final que poderá nos levar ao Bi-Campeonato da América, de brinde garantimos vaga para o Mundial FIFA em dezembro, com a passagem do Chivas Guadalajara pelo Universidad do Chile na terça feira. E além disso tudo…. bem, o tempo mostrará que MUITA COISA estará em jogo, mesmo.
No momento que escrevo este texto, Robinho ergue a taça de Campeão da Copa do Brasil, para o Santos. Imediatamente me vem a mente a cena que tive que presenciar no Gigante o ano passado, quando aquele time paulista que ganhou de presente o campeonato brasileiro de 2005, ergueu a mesma taça bem em nossas barbas. Deboches e ironias vindos de um jogador cujo caráter é tão grande quanto a quantidade de títulos internacionais deste time, me fizeram desejar como nunca a Libertadores 2010. E mostrar para o engraçadinho mau caráter um TÍTULO DE VERDADE. E ele, se Deus quiser, está bem próximo.
Não posso deixar de comentar o SHOW da torcida colorada na quarta feira passada, ao executar as “Ruas de Fogo”. Destaque nacional e internacional em um belo espetáculo de criatividade. A SporTV registrou:
CLARO, que aqui pelos pagos a corneta pegou solta, afinal NÃO ERA a torcida preferida da Imprensa azulada do RS que estava dando espetáculo. Como sou masoquista me dei o trabalho de escutar os “comentários” sobre o evento: faltando MAIS DE 50 MINUTOS para o inicio da partida, a fumaça branca tomou conta do gramado do Gigante erguido a beira do rio e o “fog” fez a torcida viajar até 16 de agosto de 2006 quando o mundo viu a América ser pintada de vermelho e a imagem registrada do “caldeirão fumegante” eternizou aquele épico momento. Mas os “professores” de plantão demonstravam toda a sua preocupação “com a fumaça que ia prejudicar o espetáculo…” “que a BM tinha proibido….” “que estragava a festa…” no que era seguido pelo bando de foquinhas amestradas que repetiam o mesmo mantra do “guru”. Mais de uma hora depois, durante jogo, a única fumaça presente ao Gigante era a da raiva que devia estar saindo da cabeça dele, ao ver o INTER Grande do SUL, amassar o SP.
E era só o que faltava. Depois de passar quase um mês ouvindo aquele barulho irritante daquelas vuvuzelas que me faziam ter a impressão de estar sendo perseguido por um enxame de abelhas, os caras agora querem cornetear o bonito espetáculo proporcionado pelos sinalizadores. Sou totalmente contra o uso indiscriminado e quando ele prejudica a partida em si. Mas esse, definitivamente, não foi o caso. Será que se, junto com o brilho do fogo e da fumaça, tocasse aquela buzina irritante seríamos poupado das críticas? Isso eu não sei, mas que deveriam tocar fogo naquelas cornetas, isso deviam.
E o Roth ….. Bom…eu fui um dos que torci o nariz para contratação dele. Não queria o Luiz Felipe (depois de 2002 ele ganhou alguma coisa?). Torcia pelo Abel e pelo estilo de “sacudir” o vestiário e botar o time para trabalhar, que era isso que estava faltando.
Mas o carrancudo Roth está fazendo o tema de casa. Fez o óbvio, TREINOU, e o resultado está aí. E – esticando a mão à palmatória – acho que o cara mudou. Domingo ele chamou o Derley do banco de reservas e a torcida reagiu pedindo Taison. Se fosse há 10 anos atrás ele era capaz de tirar o Taison das próximas 10 partidas, só de birra (Lembram do Chiquinho conosco e do Ronaldo Gaúcho na Azenha ?). Pois não é que ele voltou atrás e botou o Taison, que retomou o futebol do inicio de 2009 ? Golaço do nosso técnico. Na maioria das vezes, o ÓBVIO é que deve ser feito e até as cadeiras das sociais do Beira Rio sabem o que está errado. Só o Fossati, que com todo aquele olho arregalado dele que não via.E hoje a noite… Bueno… é só jogar o que sabemos jogar. Simples. “Olho de tigre” para o adversário. Temos muito mais time, mais vontade e , eu tenho certeza, os Deuses do futebol ao nosso lado.
José Antonio Puerta – Porto Alegre/RIO GRANDE DO SUL
Como é bom ser Colorado!
Grande Puerta! Sempre com seus textos polêmicos! Acima de tudo, dizendo aquilo que muitos gostariam, mas que nâo têm coragem… Parabéns!
GENTE…AGORA SÓ TEMOS QUE TORCER E APOIAR O INTER DE MANEIRA INCONDICIONAL. SEJA QUAL FOR O RESULTADO DE HOJE A NOITE NÃO DEVEMOS CRITICAR OU LAMENTAR. TUDO ESTÁ CORRETO ATÉ O MOMENTO…VAI AÍ UM POUCO DE SORTE,UM POUCO DE COMPETÊNCIA. INTER ACIMA DE TUDO. BOA SORTE A TODOS NÓS!
O maior estigma do Roth é o prazo de validade, hj ele tem o poder de entrar para o rol dos grandes ou se ternizar para os quase-ex treinadores. Ele evoluiu muito, de um defensor extremista, passou a cobiçar a vitoria, mas sem deixar de cuidar primeiramente da defesa. Isto será o diferencial, hoje ele pode manter o Inter defendendo com muita inteligencia e atacando com uma inteligencia maior ainda.
Acho, que todos nos torcemos o nairiz pro Celso Roth, mas o que ele fez ate agora e de tirar o chapeu, temos um outro time.
Digo, hoje temos um time mais organizado que em 2006, e podemso ate dizer que estamos melhor que o saõ paulo a sorte esta lancada vencer ou perder e do jogo.
Mas com toda a certeza teremos um time que vai lutar 90 minutos. Futebol e competição e o que queremos um time sempre competitivo, e hoje temos
Alô você, Puerta!
É isso cara, agora é olho de tigre. A expressão que usastes se encaixa perfeitamente. é muito mais que um simples futebol.
Todas as forças do universo ao nosso lado! Vamos lá!
SC
MELO
Puerta…lembro bem dos desaforos daquela final da copa do Brasil. Também não esqueço as cornetas flamenguistas. Mas tudo é passado. Olha o que foi reservado pra eles. Um personagem daquela final agora tá brigando na tv pra poder jogar de novo depois de muita palhaçada, por exemplo. Também lembro que no inicio da Libertadores o Inter nem era lembrado nas pesquisas. Tomara que tenhamos a garra de um tigre hoje. Se a classificação vier será a resposta a todos eles,inclusive a todos os cronistas “entendidos” de futebol que apontavam outras equipes (é melhor não falar nomes né….) como canditadas. O Inter será o patrão da América de fato e de direito. De novo. E se por acaso não for,pode ter a certeza que a torcida saberá reconhecer que o futebol é feito de vitórias e derrotas e o amor pelo clube seguirá inabalado. Um bom jogo a todos. Felicidades. FoRÇA iNTER!!!