É óbvio que a Libertadores é o evento mais importante para o nosso INTERNACIONAL, no que se refere diretamente ao futebol. Escrevi, semana passada, sobre a importância de termos, ao menos, uma taça no armário, por ano. O assunto “obras”, embora já tão batido, não pode fazer com que os Colorados sejam vencidos pelo cansaço. Afinal de contas, estamos discutindo os próximos 20 anos do nosso Clube. Talvez eu, assim como alguns leitores, não estejam mais neste mundo, mas nossos filhos e netos estarão.
Agora, existe um terceiro assunto que afirmo ser muito importante e está ligado a questões administrativas e, também, ligado ao futebol: COTAS DE TELEVISIONAMENTO DO BRASILEIRÃO. Todos devem estar acompanhando a questão que envolve o Clube dos 13 e as redes de TV. Trata-se de milhões de Reais em jogo. Há muito interesse pessoal nestas decisões. Tivemos a dissidência de diversos grandes clubes, entre eles, todos os quatro grandes do Rio de Janeiro. Pelas bandas do Sul, apenas a parcela azul se posicionou e, o que é mais surpreendente, contrário ao posicionamento do seu Presidente mais vitorioso na história.
Mesmo sendo Colorado, posso dizer que me sinto honrado em poder privar da amizade do Dr. Fábio Koff. E, devido à amizade que temos, recebi algumas informações que, por confiança, não externarei, somente falo sobre o que está escrito nos jornais. As informações existentes não deixam de ser verdadeiras , mas são incompletas. Em relação ao INTERNACIONAL, as expectativas financeiras são muito positivas. O contrato que poderá ser assinado junto ao Clube dos 13 será histórico. Um recorde de arrecadação com televisionamento. Num prazo de 3 anos teremos receitas que nos permitirão manter e, quiçá, apliar o poderio de nosso time. Obviamente que o valor seria menor do que Flamengo, Corinthians e alguns poucos outros, pelo tamanho de suas torcidas e pela pulverização de fans pelo Brasil todo. Mas será, caso o INTERNACIONAL assine tal contrato, um grande combustível para manter a nossa máquina Colorada.
Confesso que não tenho informações sobre o acordo individual a ser proposto pela Rede Globo. Ontem foi publicado o acordo que a azenha fechou com aquela rede de TV. Não sei dos detalhes. Com a Rede TV foi fechado um contrato por 3 anos, no valor anual de R$ 500 milhões, aproximadamente. Isto é só da TV aberta. O Clube dos 13 ainda está negociando com as TVs fechadas e alguns outros patrocínios. O que importa para nós, amantes do INTERNACIONAL, como instituição e como Clube de futebol, é a nossa importância no cenário nacional e o reconhecimento numa divisão de valores.
Espero que os nossos Dirigentes sejam hábeis nesta negociação, seja ela feita com qualquer das partes, e que otimize ao máximo a imagem do nosso INTERNACIONAL, obtendo o maior valor possível e investindo fortemente no futebol. Afinal de contas, estamos mal acostumados: A CADA ANO, UMA TAÇA NO ARMÁRIO !
Nolci Santos – Porto Alegre /RIO GRANDE DO SUL
Colorado… nada vai nos separar!