Quadro Social: temos que continuar crescendo (há oito anos atrás)

BAC

Um Blog que tem memória

SEGUINDO NOSSA PROPOSTA continuamos publicando a seção ” há oito anos atrás”.

 Vamos republicar nas terças-feiras e nos domingos durante os meses de janeiro e fevereiro as  postagens  publicadas naquele período. 

 

Meu nome é João Carlos Bremer e moro em BLUMENAU/SC, minha cidade natal. Penso que, mais do que os desafios na busca dos importantes títulos que o INTER disputará em 2010, deveremos trabalhar para, ao menos, manter o imenso número do quadro social atual e um possível aumento do mesmo, para que o clube tenha melhores condições de administrar o futebol para as conquistas tão almejadas.

Analisando por esse ângulo, e por ter decorrido 3 anos de nossa maior e incontestável conquista, vemos que o trabalho será árduo, visto que a euforia e oportunidade de associar-se e acompanhar nosso amado INTER na maioria dos jogos, na minha opinião, diminui consideravelmente, principalmente nos locais mais próximos, pois já transcorreu bom tempo para essa finalidade.

Assim, talvez, nosso grande desafio seja conseguir aumentar o quadro social nas cidades mais distantes do Beira-Rio. Digo desafio, pois sentimos esta dificuldade em Blumenau, após 3 anos em que melhor nos organizamos como Associação e Consulado.

Torcedor colorado, sócio colorado, sempre presente. (imagem Google)

Tínhamos, e ainda temos, pouca expressão no contexto Colorado. Mas os avanços são visíveis e palpáveis pelo enorme aumento de sócios, pelos mais variados motivos que enumero abaixo. Procuraremos intensificar nossos esforços em 2010, e para os quais solicito suas análises e sugestões para que possamos estudar e implantar novas ações visando melhor nos estruturarmos como grupo e assim possamos continuar contribuindo para o crescimento do SPORT CLUB INTERNACIONAL.

A condição primordial para contribuir com o clube é ter condição financeira para tal. Mas somente isso e o amor pelo clube não são o suficiente para muitos. Pela heterogeneidade na formação de nossa população, são várias as formas de se analisar uma determinada situação.

Temos, agora mesmo, um exemplo que está sendo veiculado na mídia sobre o superávit de R$ 40.000.000,00. Muitos torcedores Colorados gostariam que fossem gastos, quase que integralmente, na montagem de um super time. Mas existe um outro grupo de Colorados, e aí me incluo, que pensam que, não devemos colocar todos os “ovos numa só cesta”, mas sim trabalharmos com esses valores para um maior fortalecimento e concretização como instituição INTERNACIONAL.

Títulos fazem um clube e uma legião de seguidores. Mas a falta dos mesmos com o esgotamento de recursos é certamente desmotivadora. Com todas as credenciais de sermos CAMPEÕES DE TUDO, listo ações que, na minha opinião, auxiliariam para o aumento de sócios nas cidades mais distantes de Porto Alegre:

– Acompanhamentos de todos os jogos, por parte de Consulados, Associações, Confrarias,etc, tornando esse um hábito cotidiano e inadiável, não só do indivíduo mas da família;

– Estabelecimento de um calendário de eventos institucionais pré-definidos, para melhor programação dos participantes locais e de Consulados vizinhos;

– Definição dos jogos para serem organizadas excursões;

– Interação e congraçamento com outros Consulados/Associações, sejam programados pelo clube como por iniciativa dos próprios grupos;

– Identificação, contato e reconhecimento, por parte do clube, visando enaltecer o sócio distante de Porto Algre para que o mesmo se sinta especial. Havendo esse foco, nós mesmos poderíamos identificar potenciais novos sócios que, com esse convívio positivo e sadio, não recusariam o chamado que o grupo lhe faz. Com o crescimento desse grupos, cresceria, também, a vontade na consolidação do nosso GIGANTE INTER como clube e instituição.

Temos aqui em Blumenau/SC um exemplo disto. Montamos um grupo de futebol somente de Colorados que, inicialmente, jogava com outros times, mas que tivemos que modificar o procedimento, pois foram vários os pedidos para ingressar no mesmo. Assim formamos uma patota para jogar entre nós, fato que até gerou reportagem de uma TV local pelo ineditismo da ação, numa terra de muitos torcedores de times cariocas e paulistas, mas que não chegam a esse patamar de organização e amor aos seus clubes. Esse contato constante, além de gerar uma forte amizade e, também, de reunião de familiares, permite cobranças individuais para o benefício da NAÇÃO COLORADA.

Não advogando em causa própria, mas acho que os sócios mais distantes que forem ao Beira-Rio deveriam receber um carinho, uma distinção do clube que seriam certamente inesquecíveis. Somente um ”que grande alegria receber vocês em nossa casa” já massagearia o ego e mostraria a importância de cada um. Impossível ???

Outra sugestão, uma vez que pagamos a mensalidade e vamos 1 ou 2 vezes aos jogos, seria, já em 2010, em não confirmando presença, nossos lugares poderão ser vendidos gerando mais receita para o INTERNACIONAL.

Tivemos em nossa última excursão (INTER x Atlético/PR) 36 Colorados e inacreditáveis 2 flamenguistas (queriam por toda força conhecer o alvo de nossa paixão e ficaram impressionados com nossa estrutura). Para nossa surpresa, 20 desses Colorados nunca haviam pisado no templo sagrado. Somente vendo, amigos leitores, a expressão de alegria destas pessoas vividas e que tinham nos olhos o brilho igual de uma criança ao ganhar o tão sonhado brinquedo. Daí podemos ter noção do poder de crescimento possível.

Tão certo como torcerei pelo adversário num jogo contra o GFBPA, estaremos batalhando pelo INTER independente de seus mandatários que, por sinal, merecem nossos parabéns e reconhecimento pela condução e consolidação como Gigante Mundial, pois é da índole Colorada ser positivo e proativo.

Tenho um amigo, aqui em Blumenau, que cresceu junto com o Beira-Rio e aquele magnífico esquadrão dos anos 70. Digo sempre para ele que essa é uma inveja que tenho de quem vivenciou e pode ajudar, com um tijolinho que fosse. Mas que agora há uma nova possibilidade de construção de um novo Gigante. E o nosso tijolo é um cartão de sócio do SPORT CLUB INTERNACIONAL.

Não importa se seremos idealizadores, engenheiros, arquitetos, mestre-de-obras ou peões. O importante é sermos participantes deste grande momento de nosso amado clube.

7 thoughts on “Quadro Social: temos que continuar crescendo (há oito anos atrás)

  1. Boa tarde Colorados !!!

    Bom rever a história publicada e saber que algumas ideias e convicções estavam corretas. Com apoio de abnegados amigos, alavancamos o consulado de Blumenau, muito especialmente alicerçado agora por 2 Patotas de futebol, fato que em 2017 nos fará realizar o 5º Campeonato Colorado de Blumenau.
    Um sucesso absoluto no momento que conseguimos realizar uma disputa com 6 times e 72 jogadores.
    Esse também foi o alicerce dos Jogos Consulares Região Norte SC, competição entre os consulados de Blumenau, Balneário Camboriú, Florianópolis e Joinville, nas categorias Máster e Livre.
    Aliás, esse um modal que será implantado em 2017 conforme afirmação do Presidente Marcelo Medeiros.
    Grande abraço e parabéns pelo sucesso do Arquibancada Colorada
    João Carlos Bremer
    Cônsul do Sport Club Internacional em Blumenau

    1. Alô você João Bremer!
      Que bom ter você aqui comentando no nosso, no seu BAC. Essa publicações são para medir o resultado do proposto, idealizado, projetado enfim lá naquela oportunidade comparado com o atual momento. No teu caso o progresso foi muito evidente, o que não se constitui em nenhuma novidade na medida em que conhecemos a tua pessoa e a tua dedicação bem como de todos que te cercam e que estão a teu lado nesse programa tão importante para o nosso INTER.
      Coloradamente,
      Melo

  2. Excelentes ideias. Morando aqui nesta Selva de Pedra chamada São Paulo sinto muita falta de ter uma confraria destas. Tudo aqui fica mais difícil. Tenho certeza que temos muitos colorados aqui, mas encontrá-los é uma missão quase impossível. Se alguém souber de algo similar por estas bandas, me informem.

  3. Grande João ! Amigo e parceiro de paixão ao Colorado! Como vivenciamos junto desde o começo o nosso movimento aglutinador dos Colorados em Blumenau, sei bem o que tu sentes! Foi muito dificil reunir e criar nosso grupo nessa cidade onde o maioria dos torcedores são Flamenguistas, Corinthianos e de outros clubes do eixo Rio / São paulo! Saiba que somos vencedores, pois conseguimos num curto espaço de tempo quadruplicar o numero de sócios do Inter e com idéias como as suas vamos aumentar o nosso quadro social cada vez mais! Vamos estreitar nossas relações com aqueles que em nome do INTER pensam como nós e vamos aprender com eles a fazer o que sabemos fazer de melhor que é sermos os verdadeiros ABNEGADOS pelo crescimento da nossa maior paixão que é batermos no peito e gritarmos! NÓS SOMOS COLORADOS!! Nós não aceitarems que pode ser impossível! ” Nós vamos lá e faremos !!!

  4. Muito interessante o ponto levantado, Colorado João. Temos que continuar crescendo para continuar vencendo. E o trabalho de Colorados de fora do estado é maravilhoso. Mostra que o amor pelo INTERNACIONAL ultrapassa fronteiras. Muitos Colorados de Blumenau talvez nem tenham vindo ao Beira-Rio ainda. Mas amam nosso clube como se fossem de Porto Alegre. Isto os valoriza muito mais.
    Gostaria de receber esta galera, que muitos já conheço, quando vierem a algum jogo do nosso amado Colorado. Continuem trabalhando muito. Nem sempre as coisas acontecerão como vocês esperam. Mas saibam que o INTERNACIONAL é superior aos seus jogadores e aos seus Diretores.

    CONTINUEM AMANDO O INTERNACIONAL !

    Nolci Santos

  5. Uma das coisas que costumo dizer a quem me pergunta sobre minha paixão pelo Internacional,é que a ” um grande clube se faz com uma grande história” . Realmente não conheço, até porque não me interesso em conhecer, outro clube que tenha tanta interação com a torcida em seu passado, em seu presente. O Hino faz referëncia disso e tenho muito orgulho de cada capítulo desta história. Me parece que é realmente por aí que faremos o INTER ser sempre maior e continuar em sua sendas de vitórias…

  6. João Carlos, parabéns pela coluna, gostei muito de tuas idéias, e como faço parte de uma confraria tenho certeza que muitas coisa citada por ti poderão ser executadas da mesma maneira aqui na nossa Confrainter.
    Esse mecanismo de comunicação e integração que foi criado (www.arquibancadacolorada.com.br) busca justamente isso uma integração entre consulados, confrarias e associações e a troca de idéias em busca sempre de melhorar o nosso clube.
    Gostei muito por exemplo do calendário anual tu exemplificou e lembro que um ano fizemos isso e obtivemos bons êxitos vou sugerir essa idéia aos meus confrades.
    Abraços
    Saudações Coloradas

    Paulo Ricardo Almeida
    Confrainter – Bento Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.