Prezado(a)s Colorado(a)s,
Com as atenções (e preocupações) voltadas para a Taça Libertadores da América 2019, voltamos ao Gauchão 2019 neste domingo à tarde aí na minha querida e saudosa Porto Alegre (RS), segunda de madrugada aqui na Terra do Sol Nascente. Apesar da chuva constante e um pouco de frio neste final de inverno japonês, o vosso cônsul conseguiu acordar e levantar (sim, são duas coisas completamente diferentes, pelo menos pra mim) por volta das 03 horas e 30 minutos da manhã para VER o jogo do nosso Sport Club Internacional contra o Clube Esportivo Aimoré de São Leopoldo pela nona rodada da fase de classificação do nosso campeonato estadual. 🙂
Já faziam três meses (desde a penúltima rodada do Brasileirão 2018) que não via um jogo do nosso time, apenas ouvindo a transmissão de aúdio através do celular. Felizmente, hoje finalmnte consegui ver uma partida para ter uma idéia melhor de como o nosso time se comporta dentro de campo durante os 90 minutos (mais os acréscimos) diante dos adversários.
Apesar de não ter sido o time considerado titular, a vitória de 2 x 0 sobre o Aimoré não foi tão difícil de ser alcançada apesar de o time recuar novamente, principalmente nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Gostei de ver a movimentação dos nossos jogadores de meio-campo, principalmente o Sarrafiore e o D’Alessandro pois eles fizeram ótimos passes e lançamentos. A zaga não comprometeu (embora às vezes perderam na disputa de bola aérea), mas vi uma certa dificuldade para saírem com a bola, mesmo com a boa movimentação do Nonato. O ataque (entenda-se por Rafael Sóbis), municiado principalmente pelos nossos armadores argentinos, teve alguns bons lampejos durante a partida. A única coisa que não gostei de ver é que o time foi muito devagar na saída de bola da nossa intermediária para o campo do adversário, dando à impressão que alguns jogadores estavam se preservando para a partida de quarta-feira no estádio Gigante da Beira-Rio pela Taça Libertadores da América 2019. Como a grande maioria deles não irão atuar na próxima partida acho que esta lerdeza é devido mesmo à falta de qualidade de alguns jogadores Colorados. De qualquer maneira, aqui vai a minha análise suscinta sobre o desempenho de cada atleta na vitória de hoje:
- Daniel: mostrou-se seguro e fez defesas importantes (nota 8)
- Bruno: não comprometeu, mas bem que poderia ter jogado um pouco mais (nota 5)
- Roberto: uma atuação apenas razoável, já jogou bem melhor em outras partidas (nota 6)
- Emerson Santos: assim como o Roberto, teve uma atuação apenas discreta (nota 6)
- Uendel: jogou bem, além de ajudar na marcação tentou ir à frente várias vezes (nota 7)
- Rodrigo Lindoso: frente à zaga jogou bem mais do que se esperava, mas quando foi ao ataque deu pra notar a falta de qualidade, principalmente na incrível chance de gol perdida no último minuto de jogo (que chute feioso seu Lindoso)! (nota 6)
- Nonato: na tela do computador se parece um pouco com o Camilo (devido à cabeleira) quando a imagem é mostrada de cima, mas joga muito mais é claro, principalmente na velocidade que impõe ao time (nota 7)
- Sarrafiore: já está mostrando um futebol para ser titular este ano, além do primeiro gol da partida (o seu segundo com a camisa Colorada) fez também ótimos passes e lançamentos (nota 8)
- D’Alessandro: apesar dos 37 anos jogou muito bem durante quase toda a partida fazendo ótimos passes e lançamentos, um meia-armador que vai deixar muita saudade quando encerrar a carreira (nota 8)
- Neilton: se esforçou e quase marcou um gol no primeiro tempo mas “cansou” no segundo tempo sendo bem substituído (nota 6)
- Rafael Sóbis: foi o melhor em campo junto com os nossos dois armadores argentinos, além da participação decisiva no primeiro gol fez um gol extremamente bonito, uma verdadeira pintura (parecia toque de futebol-de-botão) que definiu a partida! (nota 8)
- Wellington Silva: gosto deste atacante porque não tem receio de tentar o drible, jogou razoávelmente bem e fez um passe importante para o Rafael Sóbis marcar o segundo gol (nota 7)
- Camilo: entrou no lugar do Sarrafiore pois o argentino estava já nitidamente exausto, não comprometeu mas também não acrescentou muita coisa (nota 5)
- Tréllez: está certo que 10 minutos apenas é muito pouco tempo para um atacante mostrar serviço, mas este jogador dá-me a impressão que é pior que o Jonathan Alves… (nota 4)
A vitória de hoje foi importante não somente por ter sido a sexta vitória consecutiva sob o comando do técnico Odair “Maionese” Hellmann, mas também porque garantiu matematicamente a nossa classificação para as quartas-de-final do Gauchão 2019. Agora vamos “mudar a chave” novamente e concentrar-se somente na Taça Libertadores da América 2019, OK? 😉
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Oi Wilson! Adorei as notas e aos jogadores com a opinião sobre a atuação! Concordo com a do Trellez, destoou do restante do grupo. Vamos ver em outra partida. E Nonato jogou muito bem!
Prezada Colorada Simone Kuiava,
MUITO OBRIGADO pelas tuas belas palavras acima.
É muito gratificante em saber que alguém do outro lado mundo gosta do que a gente escreve! 🙂
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson
Papo de Artilheiro!!!
Por Dorian Bueno
Estava pesquisando na minha abençoada mente, alguns GOLS que fiz no passado por aí…. Muitos foram nas quadras de futebol de salão com bola pesada, no futebol de campo com bola grande, e no jogo de botão com bolinha pequenina e chata.
Descobri que aquele que o Rafael Sóbis fez domingo, eu anotei uns três.
Já aquele bem comum do Sarrafiore, fiz apenas um.
Os outros GOLS entrei com bola e tudo, e nem o goleiro viu.
Eu era um baita de um centroavante.
Abs. Dorian Bueno
Wilson, excelente tua postagem e espelha o jogo que também vi. Essa lerdeza que você salienta e esse recuo depois de marcar um gol, semelhante a todas as atuações do time principal, me parece clara orientação do treinador, que confunde domínio de bola e objetividade com lerdeza, jogo para os lados e recuo (na mínima vantagem). A salientar o esforço que alguns jogadores mostraram em campo. Concordo contigo que Lomba, Nonato, D´Alessandro, Serrafiore e Sobis se sobressaíram sobre os demais, o que já era esperado. Não consigo entender a contratação do Neilton e porque o Bruno não tem mais oportunidades no lugar do Zeca. Lindoso mostrou que é um bom reserva para o Dourado
Prezado Colorado Antônio Carlos Pauperio,
MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima. Fico contente que pudemos chegar às mesmas conclusões sobre o desempenho Colorado diante do Aimoré.
Apenas uma ratificação nas tuas palavras acima: acho que tu quiseste dizer “Daniel” e não “Lomba” já que o nosso goleiro titular não jogou no domingo… 😉
Quanto ao Neilton acho que ele é um reserva muito bom, mas não tem, pelo menos por enquanto, condições técnicas suficientes para ser titular. Ele parece ter alguns “lampejos” durante uns 15 a 20 minutos, mas depois “desaparece” da partida…
Também acho que o Bruno poderia ter tido mais chances no lugar do Zeca, vamos ver como se desenrola isso.
O Rodrigo Lindoso parece ser um bom marcador, mas o chute dele a gol é horrível (perdeu um gol FEITO no último minuto de partida).
Atenciosamente,
Wilson
Alô você WPJ!
Me valho de tuas observações, já que não pude ver o jogo
Sarrafiire marcando novamente é auspicioso. Sem dúvidas vai colaborar para a sua afirmação. Nonato já é na cabeça de muitos o nome imediato para o meio e, na minha opinião só não entra logo porque na sua posição estão dois dos jogadores mais regulares , Dourado e Edenilson.
Diretamente do Leme, RJ
Coloradamente
Melo