Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir um pouco preocupado ontem à noite, mas ao mesmo tempo confiante diante da possibilidade de obtermos uma vitória lá na Vila Belmiro, em Santos-SP, contra o time do rei Pelé. Foi com esse sentimento que acordei aqui, no outro lado do mundo, por volta de 03h40min da manhã nesta segunda-feira ensolarada de primavera para ver o jogo ao vivo na tela do meu “laptop”.
E vamos combinar: foi um jogo extremamente vibrante, principalmente no primeiro tempo! O time santista por estar jogando em seus domínios teve óbviamente o controle da partida nos primeiros 20 minutos, mas com pouquíssimas chances claras de gol. Em compensação a partir dos 30 minutos foi o nosso querido Sport Club Internacional que começou a mandar no jogo. Chegamos a marcar um gol através do Guilherme Parede com a inestimável ajuda do Paolo Guerrero, mas infelizmente foi devidamente anulado pois o nosso centroavante Colorado “matador” estava realmente impedido (por apenas alguns centímetros) no momento em que ele se preparava para receber o passe. Minutos depois ele teve uma chance clara de gol para marcar, mas o ótimo goleiro santista Vanderlei fez uma baita defesa colocando a bola para escanteio. O Guilherme Parede também quase marcou um gol ao chutar uma bola perto da entrada da área santista onde o goleiro deles estava praticamente vencido no lance ..
No segundo tempo o Santos teve mais iniciativa do que o nosso time que somente tentava os contra-ataques. Mesmo assim quase que o Nonato marca um golaço ao chutar uma bola através do rebote de um escanteio a nosso favor. Aliás, chama-me a atenção sobre o nosso horrível desempenho em escanteios a nosso favor quando jogamos fora de casa! Não é coincidência portanto o fato de estarmos a 11 jogos sem ganhar uma partida longe do estádio Gigante da Beira-Rio no campeonato nacional. Com o passar do tempo nosso time cansou tanto que três jogadores muito importantes tiveram que ser substituídos (só achei que o D’Alessandro ou Sarrafiore deveriam ter entrado em campo). Além disso, diga-se de passagem, foi estranho ver o Sasha, tão identificado com o nosso clube, jogar contra a gente. Quando tudo parecia encaminhado para um empate sem gols tivemos um pênalti marcado a favor do Santos aos 37 minutos da etapa complementar. Menos mal que os AAVs chamaram a atenção do árbitro principal e este acabou voltando atrás! Pessoalmente eu acho que foi pênalti pois o Victor Cuesta “perdeu o tempo” da bola e acabou derrubando, sem intenção, o excelente atacante santista Rodrygo. Mas graças a Deus a sorte hoje estava do nosso lado e no final das contas o empate de 0 x 0 fora de casa foi um ponto ganho e não dois perdidos .. 😉
Segue abaixo a minha “análise” sobre o desempenho de cada jogador Colorado no primeiro empate que tivemos neste Brasileirão 2019:
- Marcelo Lomba: fez excelente defesas, tanto no primeiro como no segundo tempo, salvando a gente mais uma vez! (nota 8)
- Bruno: jogou muito bem, nem senti falta do titular da posição .. (nota 7)
- Emerson Santos: teve uma atuação de luxo, muito bem no desarme e na antecipação das jogadas de ataque santistas (nota 8)
- Víctor Cuesta: jogou bem o primeiro tempo, mas pessoalmente acho que cometeu sim pênalti no segundo tempo .. (nota 5)
- Iago: muito boa atuação, principalmente nas triangulações no ataque (nota 7)
- Rodrigo Lindoso: jogou bem novamente, aos poucos vai merecendo a posição de titular (nota 7)
- Edenílson: um verdadeiro “guerreiro” em campo, batalhou tanto que teve que ser substituído devido ao cansaço (nota 7)
- Nonato: jogou bem durante toda a partida, quase marcou um gol no segundo tempo (nota 7)
- Guilherme Parede: jogou muito bem hoje, principalmente no primeiro tempo quando quase marcou em duas oportunidades distintas (nota 7)
- Paolo Guerrero: fez um ótimo primeiro tempo quando quase marcou o seu primeiro gol fora de casa, mas infelizmente cansou no segundo tempo (nota 6)
- Nico López: dá a impressão que está atualmente muito afoito pois está querendo marcar um gol já faz bastante tempo, mas mesmo assim jogou bem (nota 6)
- Rithely: entrou no lugar do Edenílson na metade do segundo tempo e até conseguiu por alguns instantes manter o mesmo nível do titular (nota 6)
- William Pottker: entrou no lugar do Nico López faltando 20 minutos para acabar o jogo, mas não foi muito efetivo, tanto que desperdiçou uma ótima clara chance de gol no final da partida .. (nota 5)
- Rafael Sóbis: entrou no lugar do Paolo Guerrero também faltando cerca de 20 minutos para acabar o jogo, mas não conseguiu produzir quase nada (nota 5)
Não foi desta vez ainda que ganhamos uma partida fora de casa no Brasileirão 2019. Uma pena pois poderíamos estar agora na vice-liderança do campeonato. Por causa disso caímos para a sétima posição na tabela de classificação, podendo cair mais uma posição caso o Goiás vença o seu jogo nesta segunda-feira .. 🙁
Buenas, agora é hora de mudarmos o foco para a Copa do Brasil 2019 já que temos um jogo decisivo durante a semana.
Até mais!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Meu caro WPJ, a principio vi mais ou menos o mesmo jogo que tu viste, com algumas exceções.
Sobre as notas dadas ao jogadores, eu penso que Lindoso e Paredes merecem 8, a mesma que deste ao Lomba e ao Emerson Santos, pois estiveram muito bem e à altura destes. Ao passo que a nota de Nico eu diminuiria para 5, pois no meu entender teve atuação abaixo de Guerrero. Mas opiniões são apenas opiniões, nada de certezas.
Quanto à arbitragem, eu nunca questiono, pois um dia erra ou acerta contra, outra a favor…
Grande abraço
José
Alô você WPJ!
Palavra que inicialmente concordei com a tua visão a respeito do pênalti, marda e depois da consulta ao árbitro de vídeo tornado sem efeito a marcação da falta. Olhei repetidas vezes e cocluí que:
1 o atacante do Santos joga a perna para o lado procurando o choque;
2 no momento do choque Vitor Cuesta está de joelhos e de costas para o atacante.
A meu ver acertou a arbitragem.
Coloradamente,
Melo
Poderíamos ter ganho… mas um pontinho lá… tá bom
Alô você WPJ!
A nissa vitória fora virá ao natural. Já começamos a mostrar desempenho, produção. Nonato não sai mais do time, sua posição é sólida. Iago também tem produção em um crescendo. Estou “adivinhando” que dias muito felizes se avizinham
Coloradamente,
Melo