Prezado(a)s Colorado(a)s,
Há um ditado popular que diz que o melhor “remédio” para um amor encerrado ou não correspondido é iniciar uma nova relação. Similarmente, no futebol o melhor “remédio” para esquecer uma derrota ou uma (semi)final perdida é estrear em outra competição. 😉 Foi com que esse pensamento que acordei por volta de 06h46min da manhã deste domingo ensolarado e extremamente quente (temperatura em torno de 29 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa estréia no Brasileirão 2020 diante do Coritiba no estádio Couto Pereira na bela cidade de Curitiba às 19h30min deste sábado aí do outro lado do mundo.
Como não poderia ser diferente os primeiros dez minutos da partida foram marcados por uma pressão do time da casa no nosso campo de defesa. Entretanto, aos pouquinhos o nosso time foi se “soltando” em campo. Aos 14 minutos o lateral-direito Colorado Saravia chutou a gol para a ótima defesa do goleiro do Coritiba. Em compensação aos 27 minutos o lateral-direito Patrick Vieira cobrou uma falta de muito longe levando um certo perigo à meta Colorada. No instante seguinte o lateral-esquerdo Colorado Moisés quase abriu o marcador ao chutar uma bola com muito perigo que foi espalmada pelo ótimo goleiro Wilson! 😉 Mas foi o time de casa que teve a melhor chance de abrir o placar através do meio-de-campo Matheus Galdezani que acertou uma “bomba” no nosso travessão! Fomos para o intervalo com a sensação de que a “coisa não era tão feia assim” e que se jogássemos com mais garra e qualidade técnica talvez pudéssemos retornar de Curitiba com três pontos ganhos.
Iniciamos a segunda etapa melhor do que a primeira etapa, ou seja, o time do Coritiba praticamente não conseguia chegar com perigo à nossa meta, embora o time Colorado também não ameaçava o time da casa. Mas aos 10 minutos tivemos uma ótima chance de gol para abrir o placar através do atacante Colorado William Pottker que cabeceou uma bola que passou raspando a trave direita da goleira adversária. E aos 17 minutos novamente o atacante Colorado William Pottker só não marcou devido à excelente defesa do goleiro Wilson (olha eu aí de novo! 😉 )! Entretanto, aos 26 minutos, felizmente “eu não pude fazer nada” já que o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo encontrou o centroavante Colorado Paolo Guerrero livre na área do Coritiba para chutar em gol e fazer o primeiro gol do nosso time no Brasileirão 2020! 🙂 Durante o restante da partida o Coritiba praticamente não ameaçou a gente e não seria injusto se tivéssemos marcado mais um gol e ampliado o placar. Aliás, diga-se de passagem aqui, tivemos um pênalti “claro” em cima do meio-de-campo Colorado Patrick que foi derrubado na área deles aos 16 minutos da segunda etapa! Mas tudo bem, o que importa é que estreamos no Brasileirão 2020 com uma vitória fora de casa, e pasmem, fazia 11 anos que isso não acontecia! 🙂
Como eu consegui ver a partida ao vivo pela Internet acredito que a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta vitória de 1 x 0 fora de casa não seja muito diferentes da de vocês:
- Marcelo Lomba: praticamente quase não trabalhou em campo, por isso leva a nota “padrão” para goleiros (nota 7)
- Saravia: joga sempre com muita disposição e garra, não foi exigido na defesa, mas é muito afoito às vezes.. (nota 6)
- Bruno Fuchs: parece um “diamante bruto”, sabemos que tem muita qualidade mas é muito afoito também .. (nota 5)
- Víctor Cuesta: muito bem na defesa embora tenha sido discreto no apoio (nota 7)
- Moisés: criou a nossa melhor chance de gol, mas é nítido que precisa de um trabalho mais rigoroso nos fundamentos com bola (nota 6)
- Rodrigo Lindoso: boa partida, teve um ótimo entrosamento com a zaga Colorada (nota 6)
- Praxedes: muito boa atuação, principalmente na segunda etapa quando começou a criar em campo (nota 7)
- Patrick: também teve uma boa atuação, principalmente pelo lado esquerdo à frente quando inclusive chegou a sofrer um pênalti não marcado na segunda etapa! (nota 7)
- Marcos Guilherme: não conseguiu ser tão ofensivo como de hábito, talvez por isso tenha sido substituído (nota 5)
- William Pottker: teve uma boa atuação no ataque Colorado, principalmente na segunda etapa quando quase abriu o marcador (nota 7)
- Paolo Guerrero: teve uma atuação mais discreta, mas em compensação fez o gol da vitória Colorada! 🙂 (nota 8)
- Gabriel Boschilia: entrou aos 22 minutos da segunda etapa no lugar do meio-atacante Colorado Marcos Guilherme mas não conseguiu ser muito participativo (nota 5)
- Thiago Galhardo: entrou aos 22 minutos da segunda etapa no lugar do meio-de-campo Colorado Praxedes e deu outra dinâmica ao meio-de-campo Colorado, dando inclusive o passe decisivo para o centroavante Colorado Paolo Guerrero fazer o gol Colorado! 🙂 (nota 9)
- Zé Gabriel: entrou aos 30 minutos da segunda etapa no lugar do centroavante Colorado Paolo Guerrero para reforçar a defesa Colorada e manter um bom nível de comprometimento (nota 6)
- D’Alessandro: entrou aos 31 minutos da segunda etapa no lugar do meio-de-campo Colorado Patrick e teve uma atuação discreta (nota 5)
Como havia escrito acima faziam 11 anos que não ganhávamos a partida de estréia no Campeonato Brasileiro jogando fora de casa, ou seja, desde 2009 quando ganhamos do Corinthians lá em São Paulo por 1 x 0 com um baita “golaço” do centroavante Colorado Nilmar! 🙂 Espero do fundo do meu coração Vermelho e Colorado que a vitória de hoje tenha sido um ótimo prenúncio para o restante desta temporada.. 😉
Até breve!
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Ola Wilson,
Como tu bem disse, é muito bom estrear o Brasileiro com uma Vitória e fora de casa, coisa que a muito não acontecia. Como todo inicio de campeonato começamos timidos, mas aos poucos fomos pegando confiança. Com a entrada de Thiago Galhardo o time melhorou na frente prova disso foi seu cruzamento para o gol de Guerrero. Vamos agora para segunda rodada com mais confiança.
Saudações Colorada,
Ana Cristina
Como uma boa otimista, uma vitória são 3 pontos na conta! Claro, não convenceu, mas se analisarmos anos anteriores, desde 2009 que o Inter não estreiava com vitória jogando fora. O método é pontuar sempre, pois faz tempo que chegamos no G4 e quase. Penso que um pouco de sorte é um bom ingrediente para ser campeão!
Prezada Colorada Claudinha Loch,
MUITO OBRIGADO pelo teu comentário acima! 🙂
Gostei bastante da tua última frase acima: “Penso que um pouco de sorte é um bom ingrediente para ser campeão!”
EXATAMENTE! Afinal de contas o futebol NÃO é um esporte (como o basquetebol, por exemplo) e sim um jogo! 😉
Ou seja, há vezes em que se faz tudo errado em campo e ainda consegue-se ganhar (ou não perder) = sorte OU há vezes em que se faz tudo certo dentro das quatro linhas e não se consegue ganhar (e ainda por cima perde) = azar…
Saudações Coloradas da Terra do Sol Fervente,
Wilson
Alô você WPJ!
A máxima que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ni guem, se confirma mais uma vez. Alguns dias depois de ser torpedeado de críticas (justas) a equipe dá uma resposta positiva, fora de casa. Não é motivo para fogos de artifício como também não era para pedido de demissão do treinador por ter perdido um jogo. O galho é que aquele é muito importante pra nós pelo histórico. O Time ainda está sendo formatado conforme o pensamento do treineiro. Por enquanto, boa estréia, tão somente isso mas satisfatório.
Diretamente de NATAL RN
Coloradamente,
Melo