Nossa primeira vitória fora de casa na Taça Libertadores da América 2021

Prezado(a)s Colorado(a)s,

Fui dormir relativamente tarde nesta quinta-feira à noite por volta de 23h56min para poder acordar relativamente bem disposto por volta de 07h36min nesta sexta-feira de tempo chuvoso (temperatura por volta de 22 graus Celsius) para acompanhar ao vivo pela Internet a nossa partida contra a tradicional e perigosíssima equipe do Olimpia (PARAGUAI) pela Taça Libertadores da América 2021 no estádio Manuel Ferreira em Assunção, capital do PARAGUAI. A expectativa, era evidentemente, ver se finalmente conseguiríamos ao menos um ponto ganho já que até o presente momento perdemos todas as partidas fora de casa nessa competição..

A partida começa movimentada já que as duas equipes estavam no presente momento em segundo lugar no grupo. Aos 6 minutos o atacante Recalde foi lançado às “costas” da zaga Colorada e quase criou uma situação de gol, mas foi impedido pelo goleiro Colorado Marcelo Lomba.  Aos 7 minutos o lateral-direito Colorado Saravia tenta surpreender o goleiro Aguilar com um chute do meio-de-campo, mas a bola sai pela linha de fundo passando perto do travessão. Aos 9 minutos o atacante Colorado Carlos Palacios cruza da esquerda e o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo desperdiça uma ótima oportunidade ao cabecear sózinho pela linha de fundo. Aos 17 minutos o lateral-esquerdo Colorado Moisés chuta uma “bomba” da intermediária obrigando o goleiro Aguilar a espalmar para escanteio. Aos 21 minutos o meio-de-campo Estigarribia aparece livre pelo lado esquerdo dentro da área Colorada e chuta cruzado com perigo pela linha de fundo. Nos primeiros vinte minutos o nosso time teve o controle do jogo, mas a inércia na troca de passes dos jogadores Colorados deram ânimo ao time adversário e por isso eles começaram a pressionar a nossa equipe em busca do gol. Aos 37 minutos o meio-de-campo Estigarribia consegue passar a bola para o lateral-esquerdo Iván Torres que livre dentro da área Colorada chuta com muito perigo com a bola passando perto da trave esquerda da nossa goleira. Chegamos ao final da primeira etapa sem sofrer muito, mas por outro lado sem criar muitas situações de gol já que levávamos uma “eternidade” para passar a bola do meio-de-campo para o ataque..

A segunda etapa começa também de forma movimentada, com o nosso time tendo mais iniciativa. Aos 2 minutos o meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo quase que deixa o meio-de-campo Colorado Edenílson na “cara” do gol, mas a bola vai pela linha de fundo. Aos 8 minutos o lateral-direito Colorado Saravia faz um bom cruzamento para a área deles, mas o lateral-esquerdo Colorado Moisés cabecea muito fraco para a facílima defesa do goleiro Aguilar. Aos 9 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson faz um excelente lançamento para o atacante Colorado Caio Vidal, mas este não consegue dominar a bola para concluir a gol. Aos 20 minutos acontece um lance que modificou o panorama da partida: o meio-de-campo Colorado Edenílson acerta um belo chute da frente da área adversária e a bola toca no braço do zagueiro Salcedo, que já tinha levado cartão amarelo anteriormente. Por isso levou o segundo cartão amarelo e consequentemente foi expulso deixando o nosso time com um jogador a mais. No minuto seguinte, na cobrança de falta, quase que o zagueiro Colorado Víctor Cuesta abre o placar, mas o goleiro Aguilar faz uma defesa sensacional ao espalmar parcialmente. No rebote, o lateral-direito Colorado Saravia cruza e o atacante Colorado Yuri Alberto ajeita a bola para o zagueiro Colorado Víctor Cuesta que pega muito mal na bola desperdiçando mais uma ótima oportunidade para abrir o marcador. Aos 25 minutos o meia-atacante Colorado Taison faz um passe sensacional para o meio-de-campo Colorado Maurício que na “cara” do gol chuta meio fraco para a defesa do goleiro Aguilar. Aos 32 minutos, num lance de contra-ataque, o meia-atacante Colorado Taison passa a bola para o atacante Colorado Yuri Alberto que invade a área deles completamente livre, mas acaba chutando fraquinho nas mãos do goleiro Aguilar. Aos 34 minutos o atacante Pitta quase que fica livre para marcar na área Colorada ao ganhar uma disputa de bola com dois jogadores Colorados, mas felizmente é contido a tempo. Aos 37 minutos o lateral-esquerdo Colorado Moisés cruza para a área deles e o meia-atacante Colorado Marcos Guilherme escora de cabeça para o atacante Colorado Yuri Alberto chutar de primeira e finalmente abrir o placar a nosso favor no estádio Manuel Ferreira! 🙂 Aos 40 minutos o meio-de-campo Camacho cobra uma falta da intermediária, a bola desvia na barreira e obriga o goleiro Colorado Marcelo Lomba a fazer uma excelente defesa para escanteio. Nos minutos finais da partida o clima quase que fica tenso entre os jogadores de ambos os times, mas conseguimos suportar à pressão para finalmente conseguir a nossa primeira vitória fora de casa na competição!

Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados nesta vitória extremamente importante na busca da classificação para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América 2021:

  • Marcelo Lomba: fez uma defesa sensacional no final da partida garantindo a vitória Colorada (nota 8)
  • Saravia: jogou bem melhor hoje sem errar nenhum passe no setor defensivo (nota 7)
  • Lucas Ribeiro: jogou com simplicidade e segurança sem hesitar (nota 6)
  • Víctor Cuesta: mostrou muita garra na defesa e iniciativa no apoio, quase fez um bonito gol de falta (nota 6)
  • Moisés: não comprometeu na defesa, foi bem no apoio e ainda teve participação importante no gol Colorado (nota 7)
  • Rodrigo Dourado: jogou com mais seriedade e determinação e ajudou bastante na proteção da defesa Colorada (nota 6)
  • Edenílson: fez uma boa partida mas foi cansando com o decorrer do tempo (nota 6)
  • Taison: mesmo sendo um pouco discreto fez dois passes sensacionais que deixaram os companheiros na “cara” do gol (nota 7)
  • Caio Vidal: teve bastante movimentação no lado direito do ataque Colorado, mas não conseguiu criar nenhuma situação de gol que levasse perigo à equipe adversária (nota 5)
  • Thiago Galhardo: foi bastante esforçado em busca do gol, mas não teve muito sucesso à frente do ataque Colorado (nota 5)
  • Carlos Palacios: com a família agora presente em Porto Alegre sentiu-se mais tranquilo para jogar futebol (nota 6)
  • Yuri Alberto: entrou no lugar do atacante Colorado Carlos Palacios aos 12 minutos da segunda etapa e fez um belo gol que recolocou o nosso time na primeira colocação do grupo B, mas foi expulso quase no final da partida por levar dois cartões amarelos desnecessários.. (nota 6)
  • Maurício: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Thiago Galhardo aos 12 minutos da segunda etapa e deu outra dinâmica ao ataque Colorado (nota 7)
  • Praxedes: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Edenílson aos 29 minutos da segunda etapa e manteve o mesmo nível do titular no meio-de-campo Colorado com muita dedicação (nota 6)
  • Marcos Guilherme: entrou no lugar do atacante Colorado Caio Vidal aos 29 minutos da segunda etapa e teve participação decisiva no gol Colorado! (nota 6)
  • Rodrigo Lindoso: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Rodrigo Dourado aos 38 minutos da segunda etapa para manter a proteção à frente da zaga Colorada (nota 6)

Esta vitória foi realmente extremamente importante, não somente porque foi a nossa primeira vitória obtida fora de casa na Taça Libertadores da América 2021, mas também porque recuperamos a liderança do grupo B da fase de classificação desta competição faltando apenas uma rodada para encerrar esta etapa. 🙂

Entretanto, temos que “mudar a chave” novamente com o intuito de se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente para jogar a segunda partida válida pelas finais do Gauchão 2021 contra a tradicional, fortíssima e super-perigosa equipe do Grêmio (nosso arqui-rival eterno) no estádio da Arena no próximo fim-de-semana! Precisaremos de um verdadeiro milagre no próximo domingo, ou seja, ganhar no estádio da Arena para levar a decisão do Gauchão 2021 para a cobrança de penalidades máximas já que faz mais de sete anos que isso não acontece (mais precisamente, desde março de 2014)! Teremos que ter além de alta qualidade técnica e capacidade física, muita atitude se quisermos vencê-los, ou seja, OREMOS! 🙏🙏

Até mais,

Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,

Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão

2 thoughts on “Nossa primeira vitória fora de casa na Taça Libertadores da América 2021

  1. Salve WPJ!. “Não há mal que sempre dure, não há bem que não acabe”. Sete anos de vaca gorda, dão lugar a sete de vaca magra. Nossa equipe, após vencer o necessário, nada mais justo e perfeito que o coroamento de um esforço coletivo com o primeiro título regional nos domínios do adversário. É chegada a hora de colocar a cabeça no lugar e praticar o futebol objetivo e necessário para a tão esperada conquista do título. O jogo da noite passada mostrou que a adversidade vem também de onde não se espera: a complacência arbitral, permitiu o abuso da deslealdade de um ou dois, ou três que procuraram outro tipo de esporte. Próxima partida, decisão do Campeonato Gaúcho, onde a Supremacia Regional ainda, apesar dos últimos fracassos, continua, permanece, e continuará, independente de qualquer resultado, apontando para a Zona Sul da Capital do Estado. Mesmo assim, está mais que na hora de revertermos o que hoje conta a história esportiva gaúcha.

  2. Alô você WPJ!
    A descrição é perfeita, nossa atuação ” deu para o gasto” e nos recolocou na 1a posição. A direção de futebol tem que tomar uma medida quanto aos jogadores estarem tomando cartões amarelos ao retirarem a camisa após marcação de gol. Yuri, sucedeu outros dois que fizeram a mesma coisa. Isso tem que mudar.
    Diretamente da Zona Sul
    Coloradamente,
    Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.