Prezado(a)s Colorado(a)s,
Fui dormir tarde já nesta madrugada de quinta-feira por volta de 00h22min, mas mesmo assim consegui acordar bem disposto por volta de 07h36min nesta manhã de tempo bom (temperatura por volta de 11 graus Celsius) para ver ao vivo pela Internet a estréia do nosso time na Copa Sul-Americana 2022 contra a tradicional e perigosa equipe do 9 de Octubre Fútbol Club (EQUADOR) no estádio Jocay (pertencente ao Delfín Sporting Club e ao Manta Fútbol Club) na bela cidade portuária de Manta (também conhecida como San Pablo de Manta), localizada na costa do Oceano Pacífico. A expectativa era ver como se comportaria o nosso time após uma parada obrigatória de duas semanas devido a uma prematura eliminação no Gauchão 2022. Será que o ainda treinador Colorado “Cacique Medina” conseguiu finalmente implementar uma “mecânica de jogo” básica para aumentar a proteção da Defesa Colorada, a criação do Meio-de-Campo Colorado e o “poder de fogo” do Ataque Colorado?
A partida começa bem devagar, com as duas equipes se “estudando” muito, provávelmente devido ao fato de que esta é a primeira partida entre eles na História do futebol.. 😉 Por isso a primeira metade do primeiro tempo foi realmente sonolenta! Entretanto, aos 24 minutos, numa saída errada da defesa adversária, o meia-atacante Colorado Taison pega a bola na intermediária de ataque, avança até a entrada da área deles e faz um passe sensacional para o meio-de-campo Colorado Maurício, que já dentro da área, chuta de pé esquerdo para abrir o marcador! 🙂 No minuto seguinte, o goleiro Pinos erra a saída de bola e acaba dando de “presente” para o meio-de-campo Colorado Edenílson na intermediária onde este passa para o meia-atacante Colorado Taison na frente da área adversária que dá um passe lateral com muita qualidade para o centroavante Colorado Wesley Moraes dentro da área deles onde este, apesar de acossado por dois jogadores adverários, faz um golaço ao a dar um leve toque por cima encobrindo o goleiro Pinos! 🙂 Aos 38 minutos o zagueiro Colorado Bruno Méndez faz um belo lançamento para o meio-de-campo Colorado Maurício, que de dentro da área deles, quase marca o terceiro gol, mas a bola acaba tocando no pé direito do goleiro Pinos e é afastada na sequência do lance. Aos 39 minutos o meio-de-campo Luna faz um ótimo passe para o atacante Newton Williams, que dentro da área Colorada, chuta com muito perigo para a boa defesa do goleiro Colorado Daniel. Aos 45 minutos, o atacante Newton Williams recebe mais ótimo passe dentro da área Colorada e chuta com muito perigo, mas a bola toca no lateral-direito Colorado Gabriel Mercado (jogando hoje na lateral-esquerda) volta pra ele e desta vez ele chuta pela linha de fundo. Apesar da pressão da equipe deles no final da primeira etapa, conseguimos ir para o intervalo com uma ótima vantagem parcial de 2 x 0 no placar.
A segunda etapa começa com o nosso time tomando a iniciativa. Aos 6 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson fez um passe excelente para o atacante Colorado Caio Vidal, que completamente livre dentro da área deles e na “cara” do gol, desperdiçou uma excelente chance ao chutar completamente “torto” pela linha de fundo. Aos 10 minutos, numa cobrança de escanteio, o meio-de-campo Mauro da Luz cabeceia completamente livre dentro da área Colorada obrigando o goleiro Colorado Daniel a fazer uma incrível defesa espalmando para mais um escanteio. Entretanto, na cobrança deste escanteio aos 12 minutos, mais uma vez o meio-de-campo Mauro da Luz cabeceia perigosamente e desta vez, infelizmente, a bola acaba entrando na nossa goleira.. 🙁 Aos 19 minutos o meio-de-campo Luna, na frente da área Colorada, chuta uma “bomba”, mas o goleiro Colorado Daniel consegue defender parcialmente e na sequência do lance a bola é afastada para longe. Aos 29 minutos a bola é cruzada da esquerda de ataque para a área Colorada e mais uma vez, completamente livre, o meio-de-campo Mauro da Luz cabeceia para empatar a partida.. 🙁 Aos 36 minutos a bola é novamente cruzada da esquerda de ataque para a área Colorada onde o meio-de-campo Luna domina a bola e chuta rasteiro de pé esquerdo para a ótima defesa do goleiro Colorado Daniel. Aos 46 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson faz um excelente passe para o centroavante Colorado Alemão que de frente para a área adversária chuta perigosamente obrigando o goleiro Pinos a espalmar para escanteio. Aos 49 minutos o meio-de-campo Colorado Edenílson, já dentro da área deles, recua a bola para o lateral-direito Colorado Fabrício Bustos, que de frente para a área adversária, chuta muito forte, mas o goleiro Pinos consegue defender parcialmente e na sequência a bola é afastada para longe. No minuto seguinte quase que a equipe adversária desempata a partida, mas a defesa Colorada consegue salvar a tempo. Final de partida e um empate “brochante” de 2 x 2, mas justo visto que cada uma das equipes teve o controle de apenas um dos tempos regulamentares.
Segue abaixo a minha análise sobre o desempenho dos jogadores Colorados neste empate com sabor de derrota diante da equipe do 9 de Octubre Fútbol Club (EQUADOR):
- Daniel: não teve culpa nos gols sofridos e ainda fez excelentes defesas que salvaram o time de uma possível derrota (nota 8)
- Fabrício Bustos: teve uma atuação muito discreta com dificuldades no setor de marcação (nota 4)
- Bruno Méndez: foi responsável direto pela falta de marcação na bola aérea, mas salvou o time nos acréscimos quando evitou o gol de desempate deles (nota 5)
- Kaíque Rocha: teve um péssimo desempenho já que os dois gols sofridos foram falhas da zaga Colorada (nota 4)
- Gabriel Mercado: foi o responsável direto pelo segundo gol sofrido já que deixou o meio-de-campo Mauro da Luz cabecear sózinho na sua frente (nota 3)
- Gabriel: teve uma atuação muito “apagada”, quase que desapercebida (nota 4)
- Edenílson: fez alguns passes interessantes no decorrer da partida tendo participação importante no segundo gol Colorado (nota 6)
- Liziero: foi esforçado, mas praticamente não fez nada de produtivo na partida (nota 4)
- Maurício: apesar de não ter jogado muito bem na segunda etapa fez o primeiro gol Colorado na primeira etapa! (nota 7)
- Wesley Moraes: não foi uma atuação de destaque, mas fez o mais importante do que se espera de um centroavante, ou seja, o gol Colorado! (nota 7)
- Taison: teve participação extremamente decisiva nos dois gols Colorados, pena que teve que ser substituído devido a uma leve contusão (nota 8)
- Caio Vidal: entrou no lugar do meia-atacante Colorado Taison no intervalo e apesar de estar “ligado” no jogo perdeu uma excelente chance de “matar” a partida no início do segundo tempo.. (nota 5)
- Carlos de Pena: entrou no lugar do centroavante Colorado Wesley Moraes aos 25 minutos da segunda etapa e fez a sua estréia vestindo a Camisa Colorada, mas foi apenas discreta o que já era esperado devido à falta de entrosamento com os demais jogadores Colorados (nota 5)
- Rodrigo Dourado: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Liziero aos 24 minutos da segunda etapa para aumentar a proteção à frente da área Colorada, mas não teve êxito já que a equipe deles conseguiu empatar (nota 4)
- Alemão: entrou aos 37 minutos da segunda etapa no lugar do meio-de-campo Colorado Maurício e fez a sua estréia vestindo a Camisa Colorada e mesmo com pouco tempo em campo quase marcou um belo gol (nota 6)
- Johnny: entrou no lugar do meio-de-campo Colorado Gabriel aos 42 minutos da segunda etapa para ajudar na proteção à frente da área Colorada, mas não mudou muito o panorama da partida (nota 5)
Nota média do time na partida de hoje: 5,31
Pelo visto parece que não fizemos nada de produtivo nessas duas semanas de “descanso”. 🙁 Apesar de um desempenho muito bom no primeiro tempo decaímos consideravelmente no segundo tempo. E duas coisas que vem chamando a minha atenção há mais de um ano: praticamente somos uma equipe sem quaisquer jogadas de criação no meio-de-campo e quase nenhuma jogada ensaiada em direção ao gol da equipe adversária. 🙁 🙁
Agora temos que “virar a chave” para se preparar muitíssimo bem físicamente, tecnicamente e mentalmente pois enfrentaremos a tradicional, perigosa e fortíssima equipe do Atlético-MG, atual Campeão Brasileiro, no próximo sábado lá no estádio Mineirão na nossa partida de estréia no Brasileirão 2022! Eu só espero que não sejamos goleados impediosamente e que percamos por apenas um ou dois gols de diferença, já que infelizmente essa partida é um “jogo jogado”.. 🙁 Ou seja, OREMOS! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Até semana que vem,
Saudações Coloradas da Terra do Sol Nascente,
Wilson Pardi Junior
Cônsul do Sport Club Internacional no Japão
Caro W.P..J.
Difícil no Inter é saber em que setor do time é maior a mediocridade: se na defesa, meio de campo ou ataque.
Oremos!