Lembrando do passado…..

Estava sentado num bar, ontem, em plena Ipanema, com meu calção do INTERNACIONAL. Nem precisava usá-lo para me identificar, pois trago comigo, tatuado na perna esquerda, o escudo do time do meu coração, com a frase NADA VAI NOS SEPARAR.

Mas não foi sempre assim. Já tive maus pensamentos. Abandonar o futebol, desistir de ir aos jogos, não discutir mais sobre este esporte bretão. Assim, não teria mais com que me estressar com os habitantes da Azenha.

Lembro-me que, no final dos anos 80, ou início dos anos 90, já prevendo o nascimento de meus filhos, escrevi uma carta para o Ibsen Pinheiro. Escrevi pensando no meu futuro de pai e, principalmente, vendo o desespero dos meus amigos, já pais Colorados. Era uma tristeza. Os únicos filhos que usavam a camiseta do INTER se destacavam naquele mar de crianças usando “pijama” na entrada da escola. Sem contar que eles me falavam que seus filhos Colorados eram sacaneados, não conseguiam formar um time e nem os deixavam jogar…..eram simplesmente boicotados. E voltavam para casa revoltados, ou pedindo para mudar de time, ou pedindo para não usar mais a camiseta Colorada.

Recebi do Colorado Nelson Puchi, de Panambi, nesta semana, uma carta bem-humorada, numa hipotética decisão de pedir DEMISSÃO DE TORCEDOR DO INTERNACIONAL. Quase morri de rir, embora tenha me levado ao passado em que era aquela tristeza. O nosso time, além de não ganhar nada, ainda estava politicamente rachado, devia para diversos jogadores e fornecedores. A torcida acreditava, comparecia ao estádio, mas no final era só vaia.

Graças aos deuses do futebol, a situação mudou. Ou melhor, a situação virou. Hoje, por exemplo, o grande Puchi é o Cônsul de Panambi e, mais do que isto, é um grande incentivador de atividades Coloradas naquela região. O representante da Azenha já visitou a SEGUNDONA por duas vezes. Perdeu suas principais estrelas DE GRAÇA, dizem, por incompetência administrativa. Está, politicamente, rachado, segundo os jornais. Tem pago dívidas anteriores “doando” jogadores, repassando patrocínios para pagar compromissos na justiça, etc, etc, etc.

Pois retornando à Ipanema, em especial na chegada ao Rio de janeiro, já no vôo de chegada, vieram 3 Colorados vestindo o manto sagrado. Nenhum “Azenhista”. Na praia, volta e meia encontramos um Colorado. Representantes da Azenha? Um que outro. Ah….vi um sim. Estava almoçando com um outro rapaz…..muitos sorrisos….olhos nos olhos….parecia ser uma grande amizade…..hehehe

Mas o mais importante foi, cerca de 3 finais de semanas atrás, num evento anual que ocorre em Capão da Canoa, a comunidade Judáica realiza greNAIS beneficentes, em 4 grupos de idade. O que me deu maior alegria foi a categoria de 10 a 13 anos. Havia cerca de 40 crianças. SÓ 6 COM O PIJAMA. Conclusão: Tiveram que colocar coletes nas crianças, dividirem o grupo, para poderem jogar. Foi uma alegria enorme o que vi. E lembrei-me do Colorado Puchi e da minha própria lembrança dos anos 80 e 90. Principalmente quando analiso os resultados de campo, vejo que já terminamos o primeiro decênio do Século XXI e “eles” não ganharam nada….hehehe

Ah…papais Colorados. Dêem uma passada nas escolas, na entrada das aulas, e vejam o MAR VERMELHO adentrando os colégios. Isto é resultado da LIBERTADORES, do MUNDIAL FIFA e dos inúmeros títulos que estamos empilhando, na estrutura de clube que montamos, da nomeação como estádio gaúcho da Copa do Mundo 2014….

 

Nolci Santos – Porto Alegre / Rio Grande do Sul

COMO É BOM SER COLORADO !!!! 

23 thoughts on “Lembrando do passado…..

  1. Nolci, meu vizinho aqui em João Pessoa é vascaino, mas devido a nossa amizade ele tem uma adimiração pelo nosso INTER. Um dia deste ele me contou que pedia uma pizza por telefone e o entregador estava sem saber o endereço, até que o próprio entregador perguntou, é perto de uma casa que tem a bandeira do INTER??? e o vizinho disse, sim é do lado, traga logo a pizza. Resumindo minha casa com a bandeira do INTER já é ponto de referencia..entedeu???

    1. Ryan, primeiramente agradeço o envio do brinde deste grande Consulado. Postamos esta homenagem (ver postagens anteriores) mencionando este carinho que veio da Paraíba.
      Ter a bandeira Colorada como referência em João Pessoa é algo que nos emociona. Parabéns pelo trabalho em prol de nosso amado INTERNACIONAL. Continue participando de nosso blog, pois tens cadeira cativa aqui…..Um abraço. Nolci

  2. Corroborando…
    Durante as atividades previstas em nossa programação carnavalesca 2010, estávamos naquela terça-feira de carnaval, pelas ruas de Copacabana nos juntando ao pessoal da nossa Banda da Saldanha, que participava dos desfiles de Blocos na Cidade Maravilhosa. Éramos três, quatro, cinco mil talvez. Nós felizes e contentes e alguns exemplares (poucos, muito poucos) de um segmento nem tão feliz assim, digamos quase infelizes. De repente intérprete da BS começa a entoar aquela música do Neguinho da B Flor que diz: “Domingo eu vou ao Maracanã, vou torcer pro time que sou fã…”. Quando chegou aquela parte que diz Oô, Ooooô, Ooooô, Ooô a resposta da massa foi… INTER. O interprete tentou (profissional e politicamente correto) algumas vezes agradar igualmente aos lados do pentágo futebolístico lá representado: O pessoal do urubu local (um lado), alguns poucos códigos de barras (um lado) e um grupo (residente na Av Pe Cacique em Porto Alegre, RS)que fez os outros se curvar ante a esmagadora maioria (três lados). As várias tentativas foram em vão. Afastei-me, talvez 200m daquela massa humana e sorria todo, quando o intérprete pedia a participação e lá vinha a única resposta audível naquela distancia…INTER. E lá fomos nós até os últimos acordes, carregando conosco o pavilhão Colorado pela Av Nossa Senhora de Copacabana com um orgulho absolutamente impossível de ser mensurado.
    Paulo Melo

  3. Caro amigo Nolci!!!
    Não poderia deixar de agregar mais alguns comentários. Mesmo que só agora, pois voltei das merecidas férias e baixei aquela tonelada de mails e que ainda vou levar algum tempo pra ler tudo.
    Muito bem! As notícias que trago já não são novidades, a população de bananas de pijamas esta cada vez menor, e confesso que até gosto de vê-los cabisbaixos, com a emoção com que levamos nosso glorioso INTERNACIONAL no coração e vejam, ganhei de presente de Natal de uma banana de pijama. Foi um abridor de garrafas que toca Nosso Hino a cada garrafa que ele abre. Como se comemorássemos a trajetória do nosso glorioso INTERNACIONAL a cada cerveja que bebi nas férias.
    Mais ainda! Pra comprar meu presente, ela foi ao templo Colorado e voltou falando da organização e do bom atendimento recebido pelos Colorados do caminho.
    Enfim, é isso!!!
    Como sempre, e desde há muito tempo, o meu Amigo Nolci, e posso dizer isso, além de retratar muito bem um tempo que não voltará jamais, lembra-nos da nossa história e daqueles que como ele, que jamais se apartaram do nosso INTER.
    abração!!!

  4. COMECEI A ENTENDER DE FUTEBOL AOS 7 ANOS QUANDO O INTER INTERROMPEU A SEQUÊNCIA DE CAMPEONATO GAÚCHOS PELO ADVERSÁRIO E INAUGURAOU O BEIRA-RIO, MAS JÁ FREQUENTAVA CAMPOS DE FUTEBOL AOS 5 ANOS LEVADO PELA MINHA AVÓ SANTA PARA VER OS JOGOS DO SCB ESTÂNCIA VELHA DE CANOAS. NA MINHA CASA TODOS ERAM DO INTER APENAS MINHA VÓ ERA DA AZENHA.
    FORAM MOMENTO INCRIVEIS POIS PASSEI MINHA ADOLECÊNCIA CONQUISTANDO TÍTULOS. MAS O QUE ME CHAMAVA MAIS ATENÇÃO ERA O RACISMO ADVERSÁRIO QUE CHAMAVAM OS COLORADOS DE MACACO, TALVEZ O INTERNACIONAL FOI O PERCURSOR DO FORUM SOCIAL MUNDIAL POIS EM 1909 JÁ SE PREOCUPAVA COM A DISCRIMINAÇÃO RACIAL E SE TORNOU UM CLUBE ABERTO PARA TODOS, ISSO SEMPRE ME ORGULHOU.
    HOJE EM DIA ALÉM DE TORCER PELO INTER, PESQUISO SUA HISTÓRIA PARA QUE AS GERAÇÕES MAIS NOVAS NUNCA DEIXEM ESTE IDEAL COLORADO PASSAR EM BRANCO, NASCEMOS DO POVO E SEREMOS SEMPE DO POVO.
    SAUDAÇÕES COLORADAS…
    JOSÉ MACIEL
    SAPUCAIA DO SUL – RS

  5. Nolci bom dia.
    É o que te falei, ser Colorado não é apenas torcer para um time. É como uma Religião. Onde vc estiver tem algum.
    Mas realmente vc tem razão, nunca pensei em desistir, mas que a alguns anos atrás o que víamos era um mar de “Boiolas com código de barras” no Rio Grande. Hoje, Graças ao Bom Deus, tudo é diferente. Hoje é o Mar Vermelho que predomina. Isto é o resultado de sermos Campeões de Tudo!!!!!
    Parabens pelas tuas lembranças e pela tua persistência. Vc agora sabe que acertou em continuar. Lutar sempre, perder as vezes mas desistir nunca!!!!
    Vamo, Vamo Inter!!!!

  6. Nolci, sem dúvidas, uma das marcas da humanidade é sua permanente evolução e que para nós tem essa definição:
    Evolução: alguém que anteriormente torceu pelos pijamistas e, em tempo, acordou e foi ser feliz, torcendo para o CAMPEÃO DE TUDO FIFA.
    Os tempos difíceis ficaram apenas como prova maior para o crescimento da Nação Vermelha e que, somente como GIGANTES, não sejamos tomados pela soberba que abateu, alguns outrora, imortais.
    Será que foi de nosso exemplo que surgiu a banda Heróis da Resistência ???

    Parabéns pelo belo texto e por ter, mesmo na adversidade, contribuído pelo aumento da massa Colorada.

    És um monstro querido !!!
    Embora Cavalariano…..

  7. Como é bom estar fora de POA e passar por COLORADOS! É verdade, já vimos vários aqui no Rio representando a paixão vermelho e branca. Por falar nisso, estaremos juntamente com outros grandes amigos colorados desfilando na Salgueiro, vermelho e branco, neste domingo. Como é bom lembrar o Carnaval de 2009, Inter Campeão de tudo, até do Carnaval

  8. Grande Nolci, veja só quantas histórias e relatos parecidos. As vezes só troca o nome do filho ou da filha, mas o sofrimrento, a vergonha dos coleguinhas, a xaropagem dos tios….é tudo igual em qualquer recanto desse Rio Grande ou do Brasil.
    Beleza de histórias, mas vc ainda não agradeceu a quem tedeu a inspiração para tanto…..ABRAÇÂO meu amigo.

  9. Belo relato Nolci. Meus cumprimentos. Tua história de vida certamente é a de muitos outros Colorados. Colorados que talvez não tenham tido o privilégio de ver o nosso Clube conquistar a América e o Mundo FIFA. E mais do que isso, conquistar o respeito, a simpatia, a admiração e servir de modelo para muitos outros amantes do futebol. Um forte abraço, continues nesta caminhada, levando contigo muitos outros torcedores apaixonados pelo SPORT CLUB INTERNACIONAL, Campeão de Tudo.

  10. Grande Nolci!
    Parabéns pela coluna, está muito bem relatada. Também tenho uma historia parecida com meu filho. Na Escola dele tinha mais Matheus na sala de aula dele do que Colorados, o nome dele é Matheus (era conhecido como ”colorado”).
    Mas o fato mais marcante que aconteceu a esse respeito, foi que na época do Felipão na azenha, comecei a perder meus sobrinhos, varios virando a casaca, que é normal na idade de 8 a 10 anos de idade. Num domingo estavamos num sitio onde iam todos os parentes e mais um sobrinho tinha virado na semana anterior. Chamei meu filho para uma conversa, temia perder ele pros pijamistas, ele tinha 6 anos de idade. Disse assim: Filho o time de futebol é igual a um pai, por mais que teu pai te xingue, seja feio, ou pobre, vc nunca poderá trocar. Minha alegria maior, foi vê-lo brigando com o primo que virara pros azuis, dizendo: “Ah, então se teu pai te bater vc vai dizer pra ele que ele não é mais teu pai e que vc agora quer ser filho de outro? O time é igual. Agora se teu time perder ai vc vai querer ser de novo do INTER?. Hoje é um grande Colorado e Feliz com nosso INTER.
    Abração.
    Derli Trentin Bordin

  11. Parabéns Nolci, adorei o teu relato.
    Eu sou uma torcedora fanática pelo meu time, nunca vou esquecer daquela passeata que fizemos no ano do Centenário. Nossa, muito linda, a cidade novamente se pintou de vermelho. A sensação que tive, não tinha explicação e quando fomos Campeões do Mundo FIFA, não consegui dormir. E quando chegou a hora de começar o jogo, falei para o Alvaro e o Pedro, hoje nós seremos campeões. Eles riram, pois estavam com o pé atrás. Mas eu, como uma boa COLORADA, acreditei no meu time e tinha a certeza de que ganharíamos. Cara era muita emoção, nunca tinha visto o Alvaro ficar tão nervoso, até pensei que ele não aguentaria até o final do jogo. Mas graças à Deus ele ficou legal e fomos CAMPEÕES, fomos pra rua mostrar pro mundo que o planeta era VERMELHO, maravilhoso e hoje CAMPEÕES DE TUDO, tenho a honra de dizer que torço pelo INTERNACIONAL esse time de glórias.
    Saudações coloradas e mais uma vez parabéns pelo teu relato. Bjs.

  12. Nolci, há dez anos atrás passei por uma experiência nada confortável, minha filha Mariana chegou em casa afirmando que iria, a partir daquele momento, torcer pelos Bananas da azenha. Não foi fácil convecê-la do contrário, tive que suborná-la indo até à loja do Inter e comprando o uniforme completo. A fase era difícil porque os resultados de campo não ajudavam.
    Há uns cinco anos atrás, a tarefa acima foi mais fácil de ser resolvida, pois o Pedro, meu enteado, que torcia pelos bananas, foi convencido por mim a trocar de lado, tudo isso baseado nos resultados de campo e pelo fato de me acompanhar quase sistematicamente, nos jogos do Inter no Beira Rio. Hoje tanto a Mari com o Pedro são dois colorados que tem orgulho te usar o manto sagrado.
    Acredito que os pais de hoje tem muito mais argumentos pra convencer os seus filhos a torce pelo Inter pelo fato de sermos CAMPEÕES de tudo, os tempos são outros.
    Como é bom ser colorado.
    VALEU NOLCI.

  13. Tempos novos, Graças a Deus
    tb não me esqueço de ir buscar os meus filhos no Anchieta e só ver aquelas camisetas azuis…chegava a ficar enjoado.

    Mas tudo isso mudou no dia 17 de Dezembro de 2006.
    Nenhum time conseguiu tal façanha.

    E hoje, a piazada se enche de orgulho em vestir o manto vermelho. Viramos o jogo. Ainda bem.

  14. Excelente, Nolci !!!

    Tuas palavras emocionam e noto mesmo que a proporção de Gaz… ops! Pijamistas tem diminuido muito em detrimento do crescimento exponencial de Colorados e Coloradas! Tenho percebido muito isso também aqui em Santa Catarina e saiba que pra mim isso é um verdadeiro deleite, já que crescí ouvindo que elas, ops! de novo! “eles” eram os melhores e que nós, nunca seríamos iguais a eles… Pois é… deu no que deu… ou melhor: Está dando no que está dando… o Colorado crescendo exponencialmente em todos os sentidos e eles decrescendo na mesma proporção… Sinto mesmo que o título de Tri-Segundinos não tardará e lhes ser atribuído! No mais, vou mandar fazer uma tatuagem também, só que na perna direita pra tu não me dizeres que estou te copiando, ok?? ( apesar de que me espelhar em um cara como você é extremamente louvável! )

    Um abração e toma um chopp lá na Lapa por mim, ok??

  15. A lágrima que escorreu do meu olho ao fim de ler o teu texto Nolci, responde por si só o meu sentimento. Dá-le Campeão de Tudo!!!

    Luciano Emiliano desde 87 Colorado com muito orgulho num cantinho do Nordeste interior de Pernambuco terra do Ilustre Luís Inácio, Garanhuns, Suíça Pernambucana cidade das flores onde o Nordeste garôa e um Colorado levanta a bandeira do grandioso Sport club Internacional um Gigante não só dentro mais fora de campo também!!!

    Nolcí nessa época, principalmente nos anos 90, ficava pensando como vou convencer meus filhos, quando eles nascerem, a ser Colorados. Ai veio o Fábio Lucas, em 2002, no ano em que Belém/Pará assistiu o renascimento da esperança vermelha. Depois disso o guri todo ano é campeão. Ai veio o Luís Fabían, em 2007, e já nasceu como Campeão Mundial FIFA. Depois, em 2008, veio o caçulinha Fernando Arthur e com êxato 30 dias de vida se tornou Campeão de Tudo. Agora tá fácil…

    “SE VOCÊ É COLORADO DEUS TE ABÊNÇOA,
    SE VOCÊ NÃO É, DEUS TE PERDOA…”

    “A PAIXÃO COLORADA NÃO CONHECE DISTÂNCIA”

  16. A lágrima que escorreu do meu olho ao fim de ler o teu texto Nolci, responde por si só o meu sentimento. Dá-le Campeão de Tudo!!!

    Luciano Emiliano desde 87 Colorado com muito orgulho num cantinho do Nordeste interior de Pernambuco terra do Ilustre Luís Inácio, Garanhuns, Suíça Pernambucana cidade das flores onde o Nordeste garôa e um Colorado levanta a bandeira do grandioso Sport club Internacional um Gigante não só dentro mais fora de campo também!!!

    Nolcí nessa época principalmente nos anos 90 ficava pensando como vou convencer meus filhos quando eles nascerem a ser Colorados, ai veio o Fábio Lucas em 2002 no ano em que Belém assistiu o renascimento da esperança vermelha, depois disso o guri todo ano é campeão, ai veio o Luís Fabían em 2007 e já nasceu como Campeão Mundial FIFA depois em 2008 veio o caçulinha Fernando Arthur e com êxato 30 dias de vida se tornou Campeão de Tudo. Agora tá fácil…

    “SE VOCÊ É COLORADO DEUS TE ABÊNÇOA,
    SE VOCÊ NÃO É, DEUS TE PERDOA…”

    “A PAIXÃO COLORADA NÃO CONHCE DISTÂNCIA”

  17. Amigo Nolci! O fato de existirem muito mais Vermelhos é notório em todos os locais. Eu, como Colorada Apaixonada, sempre presto atenção nisso hehe!
    A minha sobrinha Isabella tem 7 meses e já está Vestida de Vermelho, eu sempre comento que “Ela não vai me dar esse desgosto” de ser azulina… Nem pensar! Por isso, o Coloradismo vem “de casa”, só assim pra “salvar” e trazer para o lado bom da força hehe!
    Não adianta, mesmo tendo vivido na carne aqueles anos ruins, quem é colorado de verdade jamais abandona o amor de sua vida!

  18. Ótimo relato… 🙂

    Sempre que eu passo por IPANEMA eu tiro foto dessa bandeira kkkkkkkk Em Copa tem uma e no Leblon tbm. 😉

    Hj fui na cidade do samba ver os carros alegóricos do NOSSO SALGUEIRO e para a minha surpresa achei uma colorada lá no pátio da cidade do samba passeando.

    Domingo estarei na sapucaí… RUMO AO BI! o/

    Saudações Coloradas e Salgueirenses, CARIUXA – RJ

  19. NOLCI CHEGUEI A DISCUTIR NA CRECHE DO MEU FILHO, POIS TINHA UMA IMBECIL QUE COLOCAVA O hino do segundino, OS MEUS FILHOS PODERIAM QUERER MUDAR PARA os segundinos MAS NÃO, FORAM FIÉIS A PAIXÃO COLORADA, A MINHA FILHA FEZ SUA ESTRÉIA NUM AMISTOSO CONTRA O BRASIL-FAR NO 1º JOGO DO DUNGA NUMA QUINTA-FEIRA AS 11:00 HS, 40.000 MIL TORCEDORES O MEU GURI FOI CONTRA A PONTE NA LUTA PELO REBAIXAMENTO EM 98 MAIS DE 70.000 COLORADOS LOTAVAM O BEIRA-RIO DUAS HORAS ANTES DO SEU INICIO, HOJE CONTINUAMOS FELIZES NUM LAR COLORADO.

  20. Nolci… eu vivi esta época – eu levava a “flauta” no colégio, quase “perdi” minha irmã para os da “Azenha”…. ainda bem que quando meus filhos nasceram, já era esta nova época de “vacas gordas”… Minha prima, que é um pouco mais nova que eu, sempre comenta… quem, da nossa geração, não deixou de ser “colorado”, jamais o fará! Somente Colorados de verdade sobreviveram àquele período “negro”, o que ainda nos tornou mais fortes e mais colorados. E o que eu acho mais importante… por mais negra que tenha sido esta época, jamais estivemos no inferno da 2a divisão, lugar onde “eles” já estiveram 2 vezes e tem tudo para voltar este ano! Saudações Coloradas!
    OBS: Neste período das vacas magras, fui a vários jogos no Beira Rio, que não tinha “publico pagante”… tinham “testemunhas”!!!!

  21. Parabéns NOLCI…voce fez um relato como eu gostaria ter feito. Eu tenho dois filhos, um casal a menina é adotada e Colorada-rubra, de sangue vermelho…ela não queria ir no colégio quando o seu INTER perdia, mas até acordava mais cedo quando a flauta estava com ela. O guri tem 17, e não é la muito ligado ao esporte bretão.
    Pois, naquela fase da sorte parecer ter pousado lá na Azenha, quando eles venceram a Copa do Brasil, os dois vieram falar comigo e disseram o seguinte: “Paizinho, nós nunca vamos numa passeata com o INTER, leva nós na passeata, por favor, só hoje…”
    Eu disse para eles irem já para a cama e fiquei a matutar madrugada a dentro sobre isso.
    Na manhã seguinte qdo tomavamos café eu disse a eles:”podemos parar de ser Colorados, mas torcer para esse time da tua avó, “NUNCA, JAMAIS”!
    Eles concordaram após eu ter feito outras tantas promessas, que, pelo tempo, talvez eu nem tenha cumprido todas. Mas o que interessa, hoje, é que somos CAMPEÕES DA LIBERTADORES, CAMPEÕES DO MUNDO FIFA…e eles me agradecem sempre que lembramos desse fato. E rimos um bocado.
    Mas aqui em off, eu achei que iria perder aqueles dois coloradinhos, ah achei sim.

    PARABENS NOLCI!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.